Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Comunicado Oficial sobre a Convocação para a Fase Final

Postado por Comissão Organizadora em 06 de junho de 2016

Prezados participantes da 8ª ONHB

A Comissão Organizadora da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil parabeniza a todas as equipes participantes da fase 5.

A Comissão Organizadora comunica que nesta edição serão convocadas para a fase final presencial no mínimo 270 equipes de todos os estados participantes da fase 5.

A Comissão comunica ainda que proporcionará uma ajuda de custo para a vinda a Campinas para participantes de 5 equipes de acordo com o critério de uma equipe de escola pública com mais alta pontuação final de cada região do Brasil (sendo as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste). Essas 5 (cinco) equipes de escolas públicas serão selecionadas pelo critério do mérito, exclusivamente pela pontuação obtida nas cinco fases online.

A Comissão ainda está em busca recursos financeiros compatíveis que lhe permitam contribuir com ajuda de custo (excluídas as 5 equipes mencionadas acima) para a vinda para Campinas de equipes adicionais para a participação na Grande Final, baseada no princípio de representatividade nacional dos finalistas (ao menos uma equipe de cada estado da federação segundo a pontuação nas 5 fases online).

A divulgação da quantidade total de equipes a serem beneficiadas com a ajuda de custo será realizada no dia 16 de junho, em conjunto com a convocação das pelo menos 270 equipes finalistas. Ressaltamos, como consta em nosso Regulamento, que os critérios serão impessoais, assentados em mérito e sujeitos a condições que contemplem a diversidade geográfica dos participantes e outras condições específicas a critério da Comissão Organizadora.

Uma explicação se faz necessária: pela primeira vez, em 8 anos, a Comissão Organizadora convoca um número um pouco menor de equipes finalistas (270 equipes em vez de 300). Esta alteração está prevista em Regulamento (que indica um número mínimo de 200 equipes finalistas) mas a Comissão a faz com grande pesar. A diminuição em 10% dos finalistas é inevitável, uma vez que o apoio federal de verba para a Olimpíada foi cortado em 35% e a fase final, presencial, demanda grande investimento. Assim, com grande economia de recursos face ao corte de 35%, a Comissão chegou ao número de 90% em relação ao ano passado, procurando minorar ao máximo o impacto sobre as equipes.

Atenciosamente
Comissão Organizadora


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.