Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Nordeste é a região com mais finalistas na 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Postado por Assessoria de Imprensa em 17 de junho de 2016

O nordeste brasileiro é a região com maior número de equipes que disputarão a final da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), dias 20 e 21 de agosto em Campinas-SP.

A final conta com 164 equipes nordestinas. Em seguida, estão as regiões Sudeste, com 79 grupos; Norte, com 18, Centro-Oeste, 8, e Sul, com 6.

Ao todo, são 275 equipes que chegaram à final após disputarem cinco fases com provas online. Neste ano, a ONHB contou com 10,6 mil equipes inscritas em todos os estados brasileiros.

O estado do Ceará é o que tem mais representantes na final, com 59 equipes, seguido do Rio Grande do Norte, com 57, e São Paulo, 47. Durante as eliminações, apenas três estados perderam representantes e não disputarão a final: Amapá, Sergipe e Rondônia.

Nos últimos anos, o nordeste tem se posicionado com uma região com forte participação na ONHB e levado número considerado de equipes às finais presenciais. São Paulo, apesar de ter sido o estado com maior número de inscritos (2.558), ficou em 3º lugar no que diz respeito aos representantes na final. O Ceará teve 1.529 inscritos e o Rio Grande do Norte, 524.

Sobre a ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil, projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), tem um formato original. A competição ocorre por equipes que devem ser formadas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). É aberta para escolas públicas e particulares.

Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipes que duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores. Neste ano, o tema escolhido e aplicado à competição foi “Escola, lugar de história”.

A primeira fase teve início dia 9 de maio, finalizando a quinta etapa no dia 11 de junho. Após as cinco etapas, os alunos foram convocados nesta quinta-feira (16) para a final presencial que será realizada na Unicamp, em Campinas-SP.

Assessoria de Imprensa


Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.