Escravidão, castigo e resistência
100 min
A aula voltada para o segundo ano do Ensino Médio, pretende realizar uma reflexão com os alunos sobre as formas de castigos utilizados pelos Senhores como modo de controle e dominação das pessoas que eram escravizadas. Além disso, a partir da análise da música Crime Bárbaro do rapper Rincon Sapiência, serão levantados as formas de resistência utilizadas por essas pessoas.
CURSO: A Canção Popular no Ensino de História
Objetivos
Interpretar a letra da música Crime Bárbaro;
Analisar as frases do livro Campos da Violência;
Perceber as formas de dominação utilizadas pelos Senhores do Engenho para disciplinar os africanos escravizados;
Reconhecer as relações de poder entre Senhor do Engenho e escravizados;
Compreender as possibilidades de resistência ao sistema de dominação imposto pelos senhores aos africanos escravizados;
Requisitos
Para que a aula seja desenvolvida é necessário que os alunos estejam aprendendo em sala de aula a presença dos africanos na América Colonial Portuguesa.
E que o professor tenha os seguintes recursos didáticos: material de apoio impresso, caixa de som, o arquivo da música salvo e material para a confecção do Mapa Mental.
Avaliação
Após a retomada daquilo que foi discutido em sala de aula a partir da análise da letra da música e das frases do livro Campos da Violência, os alunos deverão elaborar um Mapa Mental sobre a Escravidão, o Castigo e a Resistência no Brasil Colônia.
Para isso, será necessário realizar a atividade em folha sulfite branca tamanho A4, utilizando canetas coloridas em até 3 cores relacionadas com o conteúdo.
Na elaboração o aluno deverá escolher uma palavra-chave para colocar no centro da página e, a partir dela, acrescentar sub temas relacionados com o eixo central.
Assim, o professor deverá orientar o aluno para que eles realizem uma revisão dos assuntos da aula através de palavras, frases curtas e desenhos.
Na hora da correção do Mapa Mental, o professor precisa perceber se os alunos conseguiram sintetizar o resultado das suas análises, procurando realizar associações dos temas, contextualizando o assunto e organizando as informações.
Lista de atividades
Atividade oral envolvendo a classe (perguntas/respostas/debate)
10 min
A aula deve ser iniciada com um levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a escravidão no Brasil Colônia/Império. Para isso o professor realizará algumas perguntas norteadoras, tais como: Como era a vida dos escravizados? Qual a rotina de trabalho e vida dos escravizados? Para que servia o castigo físico? Eles reagiam a essa violência?
Leitura de texto em sala de aula
20 min
Após a introdução da aula com o levantamento do conhecimento prévio dos alunos, o próximo passo é entregar as duas frases do livro Campos da Violência, da historiadora Dra. Silvia Lara. O professor deverá orientar que os alunos realizem a leitura das frases e anotem no caderno as suas conclusões a partir do seguinte questionamento: Qual o papel do castigo físico na relação entre Senhor do Engenho e Africano escravizado?
Vídeo/Música/Imagem
20 min
Após a análise das frases, o professor deve entregar uma cópia da letra e tocar a música Crime Bárbaro, do rapper Rincon Sapiência. Com a letra em mãos, os alunos podem ouvir e acompanhar fazendo a leitura. Nesse momento, é necessário que os alunos procurem entender a música a partir dos seguintes questionamentos do professor, também com a orientação de que anotem suas conclusões: • Que outras formas de dominação eram impostas aos escravos? • Quais as formas de resistência aos castigos e à própria escravidão eram utilizados pelos cativos?
Outro tipo de produção (cartazes, produção de desenhos a mão livre)
30 min
Análises feitas, no próximo passo o professor deverá orientar a atividade avaliativa a ser realizada: uma produção individual de Mapa Mental sobre a Escravidão, o Castigo e a Resistência no Brasil Colonial/Imperial. Nessa atividade, os alunos irão realizar um resumo dos principais tópicos levantados por eles na análise do material entregue pelo professor. Dessa forma realizando uma sintetização do conteúdo, percebendo a hierarquia das informações, associando elementos e contextualizando o eixo temático central. O professor pode circular pela sala tirando as dúvidas e contribuindo na elaboração da atividade dos alunos.
Exposição Oral por parte do professor
20 min
Para encerrar a aula, o ideal é que o professor realize uma retomada daquilo que foi analisado pelos alunos. Essa parte deve ser adequada ao tempo restante da aula, de acordo com o desenvolvimento específico de cada turma em relação a análise dos materiais. Aqui o objetivo é ressaltar os principais temas abordados na aula e realizar uma correção da atividade de forma expositiva. É importante salientar a utilização dos castigos físicos como forma de disciplinar os escravizados, assim como que os castigos eram aliados a um sistema de privação de alimento, de proibição de manutenção dos costumes e separação de entes queridos. Para finalizar é importante também ressaltar as formas de resistência utilizadas pelos escravizados, salientando a que é abordada na música analisada. Se houver dúvidas dos alunos, esse é o momento para retomá-las.
Referências
ALVES, Alexandre, OLIVEIRA,Letícia Fagundes de. Moderna Plus História -
História Conexões. Volume único. São Paulo: Moderna, 2013.
CRIME Bárbaro. Intérprete: Rincon Sapiência. Compositor: Rincon Sapiência, Tom Zé e Valdez. IN: Galanga Livre. São Paulo: Boia Fria Produções, 2017.
GARCIA, Célia Aparecida de Matos. Mapas Mentais na educação profissional e instrumentos de avaliação. São Paulo: CPS, 2018.
LARA, Silvia Hunold. Campos da violência: escravos e senhores na capitania do Rio de Janeiro, 1750-1808.
Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1988.
VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo & VICENTINO, José. História. Volume Único. Ensino Médio. São
Paulo, Editora Scipione, Projeto Múltiplo.