Conheça a história da equipe "Os Pandetes", a única de Goiás na final

De volta à lista

Em 14/08/18, por Assessoria de ImprensaONHB10

Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, alunos e professores de todo o país desembarcarão em Campinas para a grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). E entre as centenas de equipes que passarão o final de semana na Unicamp, dez delas são as únicas representantes de seus estados na final da ONHB. Com exceção do Amapá, todos os demais estados brasileiros terão equipe representante na última fase da competição.

Nós conversamos com esses finalistas para conhecer mais sobre suas histórias e saber como se sentem sendo os únicos de seus estados na final que conta mais de 1,2 mil equipes.

Conheça a equipe "Os Pandetes", de Goiás:

A equipe “Os Pandetes”, do Colégio Educador, virá para Campinas como representante do estado de Goiás. Os alunos do 2º ano do Ensino Médio Ana Clara Garcez Marçal, Bruna Célis Artuso Marcato e Matheus Cotian Cunha de Lima, além do professor Israel Aquino, são de Caldas Novas, município com 84 mil habitantes e considerada a maior estância hidrotermal do mundoo.

Composta por dois alunos novatos, um veterano, além do professor que já esteve na final duas vezes, a equipe está ansiosa para conhecer Campinas. Ao todo, inscreveram-se na ONHB, 307 equipes no estado goiano.  Confira:

Como foi a decisão de participar da ONHB?

Decidimos participar por influência do professor que todo ano fala para os alunos sobre a Olimpíada. Dois integrantes do grupo participam pela primeira vez e um é veterano.

Como é a escola de vocês?

Nossa escola é boa, particular, considerada grande para a região que é pequena. Ainda assim consegue manter bons padrões de ensino.

O que mais gostaram na ONHB?

Sem dúvida, a forma como são apresentados as questões e os textos, fazendo com que o participante aprenda e desenvolva sua capacidade de interpretação. A forma com que sempre é apresentado algo novo em cada fase é muito interessante.

Como é estar na final?

É muito gratificante, pois era um sonho que conquistamos com muito esforço. Não imaginávamos que iríamos conseguir.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pela equipe?

A maior dificuldade foi o tempo, tínhamos que conciliar as atividades escolares com a olimpíada. Mesmo tendo prova toda semana, simulados etc chegamos à final.

Como se sentem vindo para Campinas? 

Não é a primeira vez que nós, professor e alunos, viajamos para fora do estado. Porém, para os alunos é a primeira vez que viajamos para uma olimpíada acadêmica onde poderemos representar a escola e o estado. A viagem é esperada ansiosamente por todos nós. Julho foi contraditório, pois ao mesmo tempo que queríamos um prolongamento das férias, ansiamos pela chegada de agosto para estarmos em Campinas. Estamos com a cabeça a mil imaginando como será a final. O professor já esteve duas vezes em Campinas na final da ONHB.

Para elaborar essa reportagem, a comunicação da ONHB enviou as perguntas aos participantes por e-mail. As entrevistas serão publicadas diariamente e por ordem alfabética daquelas equipes que responderam e enviaram as autorizações para as postagens. Acompanhe essa série de entrevistas e conheça mais sobre os finalistas da 10ª Olimpíada de História.

Alunos da equipe "Os Pandetes". Foto: arquivo pessoal

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.