Mudança no regulamento amplia as chances de todos os estados serem representados na final da 11ª ONHB

De volta à lista

Em 02/03/19, por Comissão OrganizadoraONHB11

A Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil realizou uma alteração do Regulamento Interno da 11ª edição que amplia as chances de todos os estados brasileiros serem representados na final presencial, que ocorre em agosto na Unicamp, em Campinas-SP. As modificações ocorreram nos itens 4.1 e 4.5 do documento. Leia na íntegra aqui.

A alteração cria melhores condições com o objetivo de assegurar a representatividade que o Regulamento anterior já previa, mas que nem sempre era possível já que um ou mais estados não chegavam à última fase online com equipes classificadas.

Diante disso, a Comissão organizadora da ONHB estabelece em seu novo Regulamento que nas fases de 1 a 5 está garantida a participação de, no mínimo, três equipes por estado. Segundo o documento “se nas fases mencionadas ocorrer de um ou mais estados da federação não possuírem equipes dentro da porcentagem mínima para aprovação para a fase seguinte, as três equipes com maior pontuação desse(s) estado(s) serão automaticamente aprovadas para a fase seguinte, sem que nenhuma equipe com pontuação suficiente para a aprovação seja eliminada ou prejudicada.”

A Comissão Organizadora também informa, no documento, que para garantir a representatividade por estado da federação, se necessário, será criada uma nota de corte diferenciada para o estado em questão. Dessa forma, as equipes dos estados que não alcançarem a nota de corte geral não desclassificarão os grupos de outros estados que serão aprovadas pelo critério de porcentagem. “Essa é uma medida que visa garantir a maior representatividade nacional e também a competitividade entre equipes do mesmo estado”, consta no Regulamento.

No documento, a Comissão Organizadora também ressalta que em caso de uma ou mais equipes com participação garantida pelo quesito representatividade não enviarem nenhuma questão e/ou tarefa em uma fase, o direito à participação pela representatividade será automaticamente revogado, sem que as equipes possam continuar na competição.

Para ler o documento na íntegra e acessar mais detalhes sobre a mudança, clique aqui

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.