Comunicado Oficial: aditivo ao Regulamento da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – Inclusão do Item "9. Das Vagas Olímpicas"

De volta à lista

Em 20/05, por Comissão OrganizadoraONHB11

A Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil, com base no item 6.4 de seu regulamento, comunica a inclusão do item 9. Das Vagas Olímpicas no regulamento da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil a partir de hoje, 20 de maio de 2019, 12:45hrs [horário de Brasília]   

“9. Das Vagas Olímpicas

De acordo com a Deliberação Unicamp (Deliberação CONSU-A-032/2017 de 21 de novembro de 2017) que estabeleceu o Edital Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas ou Modalidades Similares (doravante, Vagas Olímpicas), para ingresso nos cursos de graduação, e com o fato de que, a partir de 2020, o curso de História da Unicamp passará a oferecer duas vagas extras para premiados na ONHB, desde que atendidas as regras da Deliberação CONSU, supracitada, fica estabelecido que:

9.1 Será criada a etapa de Prova Presencial Individual Adicional para os finalistas da 11ª ONHB que desejarem participar da disputa das vagas no curso de graduação em História, por meio do Edital de Vagas Olímpicas.

9.2 Os participantes finalistas da 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil poderão aderir à Prova Presencial Individual Adicional da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Para tal, devem preencher, em sua integridade, os seguintes requisitos:

a) estar matriculado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio;

b) ter participado da 11ª ONHB desde a primeira fase, iniciada em 06/05/2019 (Alunos que tiverem ingressado na equipe com a prova já iniciada ou que trocarem de equipe durante a prova não estarão qualificados para o edital);

c) declarar por meio de Termo de Declaração, assinado obrigatoriamente pelo aluno e por seu responsável legal, que tem interesse em disputar uma vaga na graduação em História na Universidade Estadual de Campinas, por meio de seu resultado nas Vagas Olímpicas, sem prejuízo de concorrer em outras formas de ingresso na Unicamp;

d) ter chegado à convocação final para a fase Presencial;

e) ter realizado, no dia 17/8/2019, a prova Presencial e em seguida a Prova Individual Adicional;

f) ter recebido medalha de ouro ou prata na 11ª ONHB.

Parágrafo Único. O premiado de 2º ano do Ensino Médio que estiver participando desta etapa só poderá participar da disputa da vaga no curso de História, no edital de ingresso de 2021. Como prevê a Deliberação, podem participar dos editais de Vagas Olímpicas os premiados nas edições dos 2 anos anteriores ao ingresso na Unicamp.

9.3 Sobre a Prova Presencial Individual Adicional:

a) ocorrerá no mesmo dia em que ocorre a Prova Presencial da ONHB (17/8/2019), às 16:00, em local indicado amplamente pela Comissão Organizadora.

b) no caso dos alunos com restrições religiosas, a realização da Prova Presencial Individual Adicional ocorrerá após a finalização da Prova Presencial.

c) será dissertativa e seus conteúdos versarão sobre a História do Brasil em interface com a História Geral.

d) cada participante terá uma nota final atribuída nesta prova e seu resultado será informado exclusivamente ao participante, sem conhecimento da ordem de classificação final dos demais candidatos.

e) a pontuação da prova será padronizada na escala 0-100 pontos.

f) o certificado da participação, medalha e nota na prova será emitido até dia 31/10/2019.

O certificado de participação será o documento oficial para a inscrição no edital de Vagas Olímpicas da COMVEST.

9.4 Sobre a inscrição para a Vaga Olímpica no curso de História da Unicamp

A Comissão Permanente para os Vestibulares Unicamp (COMVEST) é a responsável pela organização do edital, do formulário de inscrições e da classificação dos candidatos entre os medalhistas, incluindo possíveis critérios de desempate.

O edital, as informações e o período de inscrições estarão disponíveis na página oficial da COMVEST (www.comvest.unicamp.br).

A Comissão Organizadora da ONHB é a organizadora da Olimpíada e sua responsabilidade com os possíveis interessados é a de realizar a prova presencial em todas as suas etapas (elaboração, aplicação e correção) e proceder à classificação exclusivamente pelo resultado deste exame, emitindo o certificado de Medalhista de Ouro ou Prata, com o adendo do Resultado da Prova Presencial Individual Adicional.

A inscrição na modalidade Vagas Olímpicas Unicamp é um ato voluntário e individual do participante da ONHB.”

Os participantes que cumprem os requisitos acima citados, ser aluno regularmente matriculado na 2ª ou 3ª série do ensino Médio e estar participando da 11ª ONHB com a mesma equipe desde a fase 1, devem enviar o termo de declaração de interesse impreterivelmente até o dia 17 de junho de 2019 para o email: vagasolimpicasonhb@gmail.com

 

Baixe o Termo de declaração

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.