Unicamp abre inscrições para curso online voltado para professores dos ensinos Fundamental e Médio

De volta à lista

Em 02/07/19, por Assessoria de ImprensaONHB11

Estão abertas as inscrições para o 6º Curso de Formação para Professores realizado pela Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB) em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp). O curso online, voltado para graduandos e professores dos ensinos Fundamental e Médio, tem como tema “A Canção Popular no Ensino de História”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de agosto pelo site da Olimpíada de História [para professores pré-inscritos durante a 10ª ONHB] e no site da Extecamp  [para todos os outros interessados]. O curso ocorre entre 9 de setembro e 10 de dezembro.

Elaborado por docentes, pesquisadores, colaboradores e pós-doutorandos do Departamento de História da Unicamp, além de convidados de renome de outras instituições, o curso inclui materiais inéditos, textos e vídeos produzidos para enriquecer a discussão e o trabalho dos professores nas escolas.

O curso está dividido em três módulos. Além das aulas, prevê entrega de tarefas em cada fase e participação em fóruns abertos. A avaliação final é realizada mediante a entrega do “Plano de Aula Comentado Intermediário”, trabalho entregue pelos participantes e que é analisado, comentado pelos tutores do curso e devolvido com sugestões para alterações e acréscimos, sendo reenviado como “Plano de Aula Comentado Final”.

A coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, explica que a proposta deste projeto é ampliar o alcance do ensino de História nas salas de aula. “A Olimpíada de História vai além de uma competição: nosso objetivo é promover a aprendizagem desta disciplina. Para isso, disponibilizamos o curso para que os professores possam se capacitar e ter acesso a novos conhecimentos”, explicou.

Neste ano, o tema “A Canção Popular no Ensino de História” tem como proposta oferecer discussões sobre as relações entre cultura, com foco na canção popular, e a política no Brasil no século XX marcadas por intensas lutas de resistência e profundo conservadorismo. Para isso, traz as manifestações culturais de revolta e as práticas libertárias dos poetas e compositores da música brasileira como importantes formas de expressão política. O objetivo é auxiliar os professores nas possíveis formas de utilizar a canção popular brasileira como documento para o ensino de História do Brasil.

Os cursos anteriores trouxeram temáticas como “Ensino de História da África”, “História dos Índios em sala de aula”, “Cinquenta anos do Golpe e a ditadura civil-militar”, “Imagens em Sala de Aula” e “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais”.

Os 50 melhores Planos de Aula de cada edição e elaborados pelos participantes, escolhidos por uma banca de especialistas, estão disponíveis no site da ONHB.

Quem pode participar

O projeto faz parte do cronograma da 10ª Olimpíada de História e é disponibilizado gratuitamente a todos os professores que participaram da edição como orientadores das equipes e que realizaram a pré-inscrição, em 2018, declarando interesse em participar do curso. Também podem se inscrever, mediante pagamento de taxa, professores de História ou de outras áreas e demais interessados que tenham concluído o Ensino Médio.

Serviço:

6º Curso de Formação Continuada: de 09 de setembro de 2019 a 10 de dezembro de 2019

Inscrições até dia 24/08/2019

Clique aqui para acessar o regulamento

Professores pré-inscritos [participantes da 10ª ONHB]

Investimento: Gratuito

Carga horária: 60 horas

Inscrições devem ser feitas pelo site: www.olimpiadadehistoria.com.br (necessário fazer login).

 

Demais interessados

Investimento: R$ 86,57

Carga horária: 60 horas

Inscrições devem ser feitas pelo site da Extecamp, neste link

 

Com informações Assessoria de Imprensa ONHB

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com (e-mail válido somente para atendimento à imprensa. Para contato com a comissão organizadora, enviar e-mail pelo "contato" no site clique aqui)

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.