12ª Olimpíada de História incia a fase zero com equipes de todos os estados

De volta à lista

Em 08/09/20, por Assessoria de ImprensaONHB12

A 12ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) teve início no último domingo (6/9) com a participação de equipes de todos os estados do país.

A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), começou com a fase zero, uma novidade criada neste pela comissão organizadora devido às mudanças necessárias por causa da pandemia do coronavírus.

Com o fim das inscrições no último dia 7 de setembro, o número total de inscritos será informado no início da primeira fase.

A competição terá a mesma dinâmica dos anos anteriores: participam equipes compostas por um professor de História e três alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, de escolas públicas e particulares.

A fase zero, que não é eliminatória, foi criada para que os participantes de adaptem aos novos prazos e conheçam melhor a dinâmica da prova. Isso porque, diferente dos anos anteriores em que cada fase ocorria de segunda a sábado, nesta edição as etapas terão duração de sete dias corridos, uma forma de promover maior inclusão dos alunos diante da suspensão das aulas presenciais. A prova também será mais enxuta, com três questões a menos.

Nas fases 0 a 4, as equipes deverão responder questões de múltipla escolha e realizar uma tarefa. Nas fases 5 e 6, realizarão uma tarefa e corrigirão de outros grupos, respectivamente.  Após essas etapas serão divulgados os finalistas. A escolha dos medalhistas será determinada por uma avaliação da tarefa da fase 5, feita pelos elaboradores da ONHB (professores, doutorandos e pós-doutorandos da Unicamp).

O anúncio dos medalhistas, realizado tradicionalmente em uma grande final em Campinas-SP, será feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. Haverá, no mínimo, 400 equipes finalistas – o dobro dos anos anteriores -, com distribuição de 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. As medalhas e brindes serão enviados às escolas.

Mudanças por causa da pandemia

A ONHB é realizada tradicionalmente de forma online, com apenas a fase final presencial, o que tornou-se inviável neste no por questões de segurança. Para isso, a plataforma da prova foi adaptada para uma tecnologia que facilita a navegabilidade pelo celular e reduz, ao máximo, o uso de dados. Os participantes também poderão realizar a prova de forma offline e usar a internet somente para fazer o envio das respostas.

Confira o número de equipes que iniciaram a fase zero:

AC – 71

AL – 254

AM – 210

AP 35

BA – 750

CE – 2663

DF – 255

ES – 313

GO – 262

MA – 250

MG – 1116

MS – 87

MT – 194

PA – 217

PB -365

PE – 867

PI – 337

PR – 224

RJ – 339

RN – 889

RO – 72

RR – 36

RS – 344

SC – 335

SE – 335

SP – 3828

TO – 148

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.