Declaração de interesse em se habilitar para concorrer ao Edital de Vagas Olímpicas da COMVEST

De volta à lista

Em 02/07/21, por Comissão OrganizadoraONHB13

A Comissão Organizadora da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil informa que o(a)s aluno(a)s finalistas regularmente matriculado(a)s nos 2º e 3º anos do Ensino Médio podem declarar interesse em realizar o processo de habilitação para concorrer ao Edital de Vagas Olímpicas da Comvest.

O(a)s interessado(a)s devem:

1) Preencher a ficha em nosso site – disponível na área de usuário(a);

2) Gerar o Termo de Declaração de Interesse, assinar e enviar no próprio site [são aceitos arquivos em: pdf e jpg].;

3) Enviar uma cópia do RG [frente e verso], colorida [são aceitos arquivos em: pdf e jpg].

Atenção: O(a)s interessado(a)s menores de 18 anos deverão colher a assinatura de um(a) responsável legal [pai, mãe ou detentor de guarda judicial].

Para acessar a ficha:

a) Faça login em nosso sistema;
b) Clique em "Outras Inscrições";
c) em “Declaração de interesse às vagas olímpicas da 13ª ONHB -Inscrições de 1 de Julho  31 de Julho (Inscrição) " Clique em "INICIAR UMA INSCRIÇÃO"

Pedimos ao(à)s interessado(a)s que, antes de iniciar o preenchimento da ficha, leiam atentamente o item 8 do Regulamento da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil:

8. Das Vagas Olímpicas
De acordo com a Deliberação Unicamp (Deliberação CONSU-A-032/2017 de 21 de novembro de 2017) que estabeleceu o Edital Olimpíadas de Conhecimento e Competições Científicas ou Modalidades Similares (doravante, Vagas Olímpicas), para ingresso nos cursos de graduação, e com o fato de que, a partir de 2020, o curso de História da Unicamp passou a oferecer duas vagas extras para premiados na ONHB, desde que atendidas as regras da Deliberação CONSU supracitada, e que estabelece que:

8.1 Será criada a etapa de Prova Individual Adicional para os finalistas da 13ª ONHB que desejarem participar da disputa das vagas no curso de graduação em História, por meio do Edital de Vagas Olímpicas da Comvest.

8.2 O(a)s participantes finalistas da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil poderão aderir à Prova Individual Adicional da Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizá-la, para receber o certificado correspondente a seu desempenho. De posse do certificado emitido poderá, a seu critério, inscrever-se no Edital de Vagas Olímpicas da COMVEST. Para tal, devem preencher, em sua integridade, os seguintes requisitos:
a) estar matriculado(a) no 2º ou 3º ano do Ensino Médio;
b) ter participado da 13ª ONHB desde a primeira fase, a ser iniciada em 03/05/2021 (aluno(a)s que tiverem ingressado na equipe com a prova já iniciada ou que trocarem de equipe durante a prova não estarão qualificado(a)s para o edital);
c) declarar por meio de Termo de Declaração, assinado obrigatoriamente pelo(a) aluno(a) e por seu(sua) responsável legal – em caso de menor de 18 anos, que tem interesse em disputar uma vaga na graduação em História na Universidade Estadual de Campinas, por meio de seu resultado nas Vagas Olímpicas, sem prejuízo de concorrer em outras formas de ingresso na Unicamp;
d) ter chegado à convocação final para a fase Final;
e) ter realizado, a prova Final da 13ª ONHB;;
f) ter recebido medalha de ouro ou prata na 13ª ONHB;
g) ter realizado a Prova Individual Adicional em data a ser divulgada oportunamente;
h) realizar inscrição nas datas e segundo os critérios publicados pela COMVEST em seu Edital de Vagas Olímpicas.

Parágrafo Único. O(a) premiado(a) de 2º ano do Ensino Médio que estiver participando desta etapa só poderá participar da disputa da vaga no curso de História, a partir do edital para ingresso em 2023. Como prevê a Deliberação, podem participar dos editais de Vagas Olímpicas o(a)s premiado(a)s nas edições dos 2 anos anteriores ao ingresso na Unicamp.

8.3 Sobre a Prova Individual Adicional:

a) ocorrerá em data a ser divulgada oportunamente; 

b) Poderá ser online ou presencial – estando condicionada à definição do formato da fase 7 da 13ª ONHB;

c) será dissertativa e seus conteúdos versarão sobre a História do Brasil em interface com a História Geral;

d) cada participante terá uma nota final atribuída nesta prova e seu resultado será informado exclusivamente ao(à) participante, sem conhecimento da ordem de classificação final do(a)s demais candidato(a)s;

e) a pontuação da prova será padronizada na escala 0-100 pontos; 

f) em caso de ser presencial e conjuntamente com a Final da ONHB para o(a)s aluno(a)s com restrições religiosas, a realização da Prova Individual Adicional ocorrerá após a finalização da Prova Final (que já terá sido aplicada em horário diferenciado, após o pôr-do-sol); 

g) o certificado de participação, no qual constam medalha e nota na prova será emitido em data a ser divulgada juntamente com a data de realização da prova, apenas para aquele(a)s que realizarem a Prova Individual Adicional e obtiverem medalha de ouro ou prata na 13ª ONHB

O certificado de participação será o documento oficial para a inscrição no edital de Vagas Olímpicas da COMVEST. Embora esse certificado indique a pontuação obtida na Prova Individual Adicional, todos os critérios de desempate para o acesso às vagas olímpicas deverão seguir exclusivamente as regras estipuladas pelo edital de Vagas Olímpicas da COMVEST. A realização da Prova Individual Adicional não produz automaticamente a classificação para o acesso às vagas olímpicas, e sim apenas garante a elegibilidade dos participantes que cumprirem todos os requisitos deste item 8 para realizarem a inscrição e concorrerem às vagas segundo o referido edital de Vagas Olímpicas da COMVEST.

8.4 Sobre a inscrição para a Vaga Olímpica no curso de História da Unicamp:
A Comissão Permanente para os Vestibulares Unicamp (COMVEST) é a responsável pela organização do edital, do formulário de inscrições e da classificação dos candidatos entre os medalhistas, incluindo possíveis critérios de desempate.
O edital, as informações e o período de inscrições estarão disponíveis na página oficial da COMVEST (www.comvest.unicamp.br).
A Comissão Organizadora da ONHB é a organizadora da Olimpíada e sua responsabilidade com os possíveis interessados é a de realizar a Prova Individual Adicional em todas as suas etapas (elaboração, aplicação e correção) e proceder à classificação interna exclusivamente pelo resultado deste exame, emitindo o certificado de Medalhista de Ouro ou Prata, com o adendo do Resultado da Prova Individual Adicional.
A inscrição na modalidade Vagas Olímpicas Unicamp é um ato voluntário e individual do participante da ONHB.

8.5 O(a)s participantes que cumprem os requisitos acima citados, ser aluno(a) regularmente matriculado na 2ª ou 3ª série do ensino Médio e estar participando da 13ª ONHB com a mesma equipe desde a fase 1, devem enviar o “Termo de Declaração de Interesse”  dentro do prazo a ser estabelecido após o início da 13ª ONHB.

E o item 3 do “3    SOBRE A PROVA INDIVIDUAL ADICIONAL (Vagas Olímpicas pelo edital COMVEST para a Graduação em História da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp)”

Essa prova individual, com conteúdo exclusivo em história (Geral e do Brasil) será aplicada exclusivamente para os medalhistas de ouro ou prata, cursando o 3º ou 2º ano do Ensino Médio. Os interessados em realizar essa prova deverão declarar interesse de 1º a 31 de julho de 2021, em formulário que ficará disponível em nosso site. Reforçando: todos os finalistas que cursam o 3º ou 2º ano do Ensino Médio podem declarar interesse para essa prova desde que cumpram os seguintes requisitos estabelecidos no item 8 de nosso Regulamento:
a) estar matriculado(a) no 2º ou 3º ano do Ensino Médio;
b) ter participado da 13ª ONHB desde a primeira fase, a ser iniciada em 03/05/2021 (aluno(a)s que tiverem ingressado na equipe com a prova já iniciada ou que trocarem de equipe durante a prova não estarão qualificado(a)s para o edital);
c) ter chegado à convocação final para a fase Final;

Poderão realizar a Prova Individual Adicional os finalistas que tiverem

a) declarado por meio de Termo de Declaração, assinado obrigatoriamente pelo(a) aluno(a) e por seu(sua) responsável legal – em caso de menor de 18 anos, que tem interesse em disputar uma vaga na graduação em História na Universidade Estadual de Campinas, por meio de seu resultado nas Vagas Olímpicas, sem prejuízo de concorrer em outras formas de ingresso na Unicamp;
b) realizado, a prova Final da 13ª ONHB;
c) recebido medalha de ouro ou prata na 13ª ONHB;

Lembramos ainda que o(a) premiado(a) de 2º ano do Ensino Médio que estiver participando desta etapa só poderá participar da disputa da vaga no curso de História, a partir do edital para ingresso em 2023. Como prevê a Deliberação, podem participar dos editais de Vagas Olímpicas o(a)s premiado(a)s nas edições dos 2 anos anteriores ao ingresso na Unicamp.
A prova é dissertativa e será realizada individualmente e exclusivamente por alunos que enviaram o Termo de Compromisso e Interesse dentro do prazo estabelecido neste manual que é parte aditiva de nosso regulamento. 
O(a)s estudantes que declararam interesse e que forem medalhistas de ouro ou prata deverão consultar nosso site periodicamente para verificarem a existência de informações. Todas as informações serão publicadas em Comunicado Oficial em nosso site. 

Fique atento(a) às datas importantes:
De 1 a 31 de julho de 2021 – Declaração de Interesse em participar da Prova Individual Adicional

16 de agosto de 2021 – Prova Final on-line das 9:00hrs as 11:00 hrs (horário de Brasília)

De 16 de agosto a 11 de setembro de 2021 – Correção das provas pela equipe elaboradora da 13ª ONHB e preparação da divulgação dos medalhistas

12 de setembro – Cerimônia Premiação [on-line]
Horário: A ser divulgado em breve
Local: A ser divulgado em breve

A partir de 20 de setembro de 2021 – Envio dos kits [correio e/ou transportadora] e certificados [e-mail do professor(a) orientador(a)]

De 12 a 20 de setembro divulgação do(a)s medalhistas de ouro e prata que poderão realizar a Prova Individual Adicional

27 de setembro de 2021 – Prova Individual Adicional – horário, formato e formas de acesso a serem informados apenas aos participantes após entre após a divulgação do(a)s medalhistas que realizarão a prova.

11 de outubro de 2021 – envio dos certificados que habilitam para a inscrição no Edital de Vagas Olímpicas da COMVEST – por e-mail e pelo correio

Atenciosamente 
Comissão Organizadora 
 

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.