Cerimônia de premiação da 13ª edição da Olimpíada de História será realizada neste domingo pelo Youtube

De volta à lista

Em 10/09/21, por Assessoria de ImprensaONHB13

A cerimônia de premiação da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), será realizada neste domingo (12/09), às 11h, pelo canal do Youtube (inscreva-se aqui e ative as notificações para ser avisado quando o evento começar). Este é o segundo ano em que o anúncio das equipes medalhistas é realizado de forma online devido à pandemia. 

No total, 414 equipes participaram da final no dia 16 de agosto, quando foi realizada uma prova dissertativa online. Neste ano, a última etapa da ONHB tem a participação de equipes de 99 cidades de todos os estados do país que concorrem a medalhas de bronze, prata e ouro. Troféus também são enviados às escolas dos grupos medalhistas.

A região Nordeste é a que tem maior número de equipes na final. Juntos, eles somam 284 grupos, com destaque para os estados de Pernambuco, com 82 equipes, Rio Grande do Norte, com 58, Ceará, com 55, e Bahia, com 54 equipes. Em outras regiões do país, São Paulo é o estado com maior número de finalistas, um total de 58 grupos.

Neste ano, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início com a realização de seis fases online em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas. 

Sobre a Olimpíada de História

A ONHB é um projeto realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades.

Para participar, os interessados devem formar equipes compostas por um professor de História e três alunos. Cada fase tem duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.