Estudantes de Pernambuco lançam livro com crônicas produzidas durante a Olimpíada de História

De volta à lista

Em 25/10/21, por Assessoria de ImprensaONHB13

Estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAp-UFPE) transformaram a tarefa da 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) no livro “Lutas Crônicas”. A publicação reúne os textos escritos pelas equipes durante a quinta fase da competição. 

A ideia surgiu a partir de uma conversa entre o professor Diego Carvalho da Silva e o aluno José Maurício Cavalcanti Bazante e teve como objetivo valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho produzido pelas equipes. 

Durante a competição, os estudantes foram desafiados a produzir, em grupo, uma crônica com um dos quatro temas propostos: violência de gênero, preconceito religioso, genocídio das populações indígenas e genocídio das populações negras. 

Segundo o professor, a iniciativa foi uma forma de animar os alunos diante de um contexto de distanciamento causado pelas aulas online devido à pandemia. “Apesar de trabalhoso, foi um processo muito bacana e motivou muitas pessoas que se envolveram na produção do livro. Além de valorizar os que não foram para a final”. Das 37 equipes orientadas pelo professor, 11 chegaram à final. A produção dos textos foi realizada na antepenúltima fase e serviu como base para definição dos finalistas da ONHB em 2020. 

Uma vaquinha virtual foi criada para arrecadar a verba necessária para publicação do livro por uma editora. “Apesar de todos os desafios e trabalho exigido para publicação, a sensação que predomina é de que mostramos o potencial da educação pública brasileira. Foi, em vários sentidos, emocionante”, afirmou José Maurício, que é aluno do 2º ano do Ensino Médio na CAp-UFPE.

O livro traz 36 crônicas produzidas por 108 estudantes divididos em grupos de três pessoas. A publicação foi separada em capítulos que se baseiam nas temáticas propostas pela Olimpíada e contam com textos introdutórios produzidos por professores da UFPE da área relacionada. São eles: prof. Peron Rios, profª drª Cristina Almeida, prof. dr. José Bento Rosa da Silva e prof. dr. Edson Silva

O livro também contou com curadoria e revisão dos professores da escola e a produção da capa foi realizada por estudantes.  

Para a coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, a proposta desta tarefa foi estimular o debate e análise crítica sobre um dos temas apresentados, além de desafiar os alunos a construir um texto em equipe. “As crônicas chamam atenção pela qualidade. Ficamos muito felizes com a publicação do livro e de ver um material produzido durante a ONHB alcançar outras pessoas e estimular os estudantes à escrita e ao debate”, afirmou. 

O estudante José Maurício relata que esta foi sua primeira experiência com a produção de um texto de forma coletiva e o envio para avaliação de uma banca. “Durante o processo de produção do texto, tive que lidar com vivências novas, como a negociação do que deveria ficar ou não no texto final, se queríamos seguir o edital à risca ou fazer algo mais com a nossa cara. Enfim, foi um processo rico no qual amadureci bastante e fortaleci os laços de amizade com minhas companheiras de equipe”, afirmou.

Interessados em obter o livro, podem escrever para: diegoc.carvalho@ufpe.br

Sobre a Olimpíada de História

A ONHB é um projeto realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp e considerada uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem a participação de docentes, mestrandos e doutorandos de diversas universidades. Em 2022, a ONHB chegará em sua 14ª edição.

Texto: assessoria de imprensa ONHB

(e-mail válido somente para atendimento à imprensa. Para contato com a comissão organizadora, enviar e-mail pelo "contato" no site clique aqui)

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.