Comunicado Oficial: inscrições para vagas remanescentes do Curso de Formação Presencial da ONHB

De volta à lista

Em 16/06/22, por Comissão OrganizadoraONHB14

Prezado(a) professor(a) finalista,

A Olimpíada Nacional em História do Brasil, com o apoio da Universidade Estadual de Campinas, proporciona aos professores orientadores das equipes finalistas com apoio a oportunidade de permanecer uma semana em Campinas, após a finalização da Olimpíada, para a realização de um curso de Formação ministrado pelos docentes do Departamento de História da Unicamp, cujo curso de graduação e o programa de pós-graduação são reconhecidos por sua excelência em território nacional.

Todo ano, alguns professores – orientadores de equipes que recebem apoio da ONHB – têm sua participação impossibilitada nesse curso devido a questões de ordem pessoal. Dessa forma, seguindo a listagem dos participantes na Grande Final da Olimpíada, gostaríamos de oferecer uma das vagas deste curso a você, professor(a) finalista da 14ª ONHB.

O curso de formação para os professores ocorre de 22 a 26 de agosto e é composto por aulas, palestras e visitas técnicas. Ao final do curso será fornecido certificado concernente a 42 horas de atividades. O(a)s professore(a)s ficam hospedados em um hotel próximo ao local das aulas que ocorrem na UNICAMP. A Comissão Organizadora custeará as despesas de alojamento com café da manhã incluso (de domingo, 21/08, à tarde, até a manhã de sexta-feira, 26/08) e visitas a museus e outros locais programados.

Os professores devem estar provisionados de forma a custear seus almoços e jantares, que podem ocorrer nas cantinas ou lanchonetes dentro da Unicamp e em seus arredores. 

A Organização da Olimpíada não arcará com gastos pessoais dos professores como compras ou outros supérfluos, assim como consumos no hotel para além do café da manhã incluso nas diárias oferecidas. A Organização da Olimpíada também não custeará as passagens de vinda e retorno, assim como os traslados internos dos professores.

O curso foi pensado como uma oportunidade de, uma classe seleta de participantes, assistir às aulas e participar de debates historiográficos, observando novas tendências de pesquisa e novos temas em história. Além disso, como observamos nos anos anteriores, a oportunidade de conviver com colegas professores de diferentes estados do país, discutindo as especificidades da atuação dos professores de história, é sempre muito enriquecedora.

Por favor comunique-nos até o dia 26 de junho, exclusivamente via aba contato em nosso site, se possui interesse e disponibilidade de ficar uma semana a mais em Campinas para realizar este curso, lembrando-se que isso implica, também, em providenciar um responsável para acompanhar a sua equipe de aluno(a)s na viagem de volta.

O número de vagas depende das confirmações ou não dos professore(a)s de equipe com apoio da ONHB, e as vagas remanescentes serão oferecidas ao(à)s professore(a)s respeitando os seguintes critérios:

1. Não ter participado de nenhuma edição do curso presencial de formação – no caso de existirem mais interessados do que vagas nesta categoria o desempate levará em conta o item 3;
2. Não ter participado do curso presencial nos últimos dois anos em que ele foi oferecido [2018 e 2019] – no caso de existirem mais interessados do que vagas desempate levará em conta o item 3.
3. A melhor pontuação alcançada por uma de suas equipes;
4.    Em caso de não existirem interessados que nunca participaram do curso ou que não participaram nos últimos dois anos em que o curso foi oferecido [2018 e 2019], levaremos em conta apenas o critério 3.

O(a)s professore(a)s orientadore(a)s de equipes classificadas para a Fase Final que se interessarem por uma das vagas remanescentes do curso devem declarar interesse até o dia 26 de junho, enviando uma mensagem pelo formulário disponível na aba “Contato” em nosso site: www.onhb.com.br 

Reforçamos que as vagas remanescentes para o Curso de Formação Presencial são oferecidas exclusivamente aos professores finalistas.

Atenciosamente
Comissão Organizadora
 

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.