Inscrições para a 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil estão abertas

De volta à lista

Em 09/02, por Assessoria de Imprensa16ª ONHB

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para a 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país.

Neste ano, a ONHB traz mudanças importantes, entre elas, a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior e a gratuidade na inscrição para estudantes de escolas públicas.

O prazo para se inscrever é até dia 26 de abril. Alunos de escolas particulares podem obter desconto na taxa até dia 12 de março.

Para participar, é preciso formar equipe com um professor de História e três alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) ou Médio.

A 16ª edição terá início no dia 6 de maio. Serão realizadas seis fases online com duração de uma semana cada, além da final presencial que ocorrerá nos dias 24 e 25 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP). 

A gratuidade nas inscrições para as escolas públicas é uma conquista da ONHB, com o objetivo de  ampliar o acesso desses estudantes à Olimpíada. Para a coordenadora do projeto e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Cristina Meneguello, este era um desejo antigo e que foi possível graças à consolidação do projeto. 

“A ONHB depende das inscrições para se manter. Com seu crescimento e consolidação, além do apoio do CNPq, agora será possível garantir a gratuidade a esses estudantes. A ONHB é uma importante ferramenta de aprendizagem, e queremos que ela alcance cada vez mais pessoas”, disse. 

Outra novidade é a oferta de bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes de escolas públicas que obtiverem as maiores pontuações na ONHB, dentro do nível de ensino (fundamental ou médio) e do estado ao qual pertencem. As bolsas são disponibilizadas pelo CNPq e têm duração de 12 meses. Como contrapartida, os alunos contemplados deverão participar de, ao menos, um dos projetos da ONHB realizados em 2024 e 2025.

Equipes irão concorrer dentro dos mesmo níveis

Outra mudança importante prevista em 2024 é a separação da concorrência das equipes por níveis. Ou seja, os grupos formados por estudantes do ensino fundamental e médio irão competir com equipes compostas por alunos dos mesmos níveis de ensino. Meneguello explica que a prova continuará sendo a mesma para todos os alunos, mas esse novo formato criará um maior equilíbrio entre os participantes.

“A prova é elaborada de forma que todos os alunos, tanto do ensino fundamental quanto do médio, sejam capazes de fazer. A ONHB tem um formato original que não exige que os alunos saibam o conteúdo previamente e permite que aprendam durante a realização da prova.

No entanto, a separação por níveis era uma demanda dos professores, e avaliamos que essa mudança propiciará uma concorrência mais equilibrada”, disse. 

O número de equipes aprovadas em cada fase dependerá da quantidade de inscritos em cada nível de ensino. A quantidade de medalhas entregues na final também se manterá a mesma: 75 no total. 

Como funciona a Olimpíada de História

As seis fases online têm duração de uma semana cada e preveem questões de múltipla escolha e realização de tarefas. O conteúdo apresentado nas questões permeiam, além da História do Brasil, assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. O formato oferece aos estudantes e professores a oportunidade de discutir temas que nem sempre são abordados em sala de aula ou estão presentes nos livros didáticos.

“Nesses 16 anos, pudemos observar como a Olimpíada estimula a análise crítica dos estudantes e contribui para a preparação deles para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescentou Meneguello.

A ONHB também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com seu desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem a necessidade de fazer o vestibular. 

Em 2023, a ONHB teve mais de 122 mil pessoas inscritas, um número recorde, 60% maior do que o registrado em 2022. O projeto é realizado com apoio do Departamento de História da Unicamp, do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unicamp, da Associação Nacional de História (Anpuh) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Conta também com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

 

Serviço:

Inscrições até 26 de abril

Escolas públicas: inscrições totalmente gratuitas

Período de inscrição com desconto para escolas particulares -  até 12 de março 

R$ 75,00 (por equipe)

Período de inscrição sem desconto para escolas particulares – até 26 de abril

Escolas particulares: R$ 115,00 (por equipe)

Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br

Veja aqui documentário sobre a final da 15ª ONHB

 

Informações da assessoria de imprensa da ONHB

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.