Edições

.

Curso de Formação de Professores

.

Olímpiada Nacional de História do Brasil

5º Curso de Formação de Professores

5º Curso

O Curso de Formação Continuada é elaborado pelos docentes do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, em conjunto com docentes convidados de outras universidades e especialistas no tema. É compatível tanto com a formação dos professores(as) e com temas trabalhados no ensino Fundamental e Médio quanto com a formação de interessados de diferentes áreas de conhecimento.
O tema do ano de 2018 é “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais”.

4º Curso de Formação de Professores

4º Curso

Voltado para professores e graduandos de todas as áreas, o Curso ocorre de 1º de março a 10 de maio de 2017 e tem como tema “Imagens em sala de aula”.

3º Curso de Formação de Professores

3º Curso

O Curso de Formação Continuada “História dos índios em sala de aula” foi concebido por professores do departamento de história da Unicamp e professores convidados de outras universidades, especialmente para os professores orientadores de equipes da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e aberto a outros professores interessados.

Trata-se de um projeto, concebido de forma paralela às provas da Olimpíada, e que leva em consideração a demanda pelo tema gerada pela Lei n° 11.645, de Março de 2008.

2º Curso de Formação de Professores

2º Curso

O Curso de Formação Continuada “Cinquenta anos do Golpe e a ditadura civil militar” foi concebido por professores do departamento de história da Unicamp e professores convidados de outras universidades, especialmente para os professores orientadores de equipes da 6ª Olimpíada Nacional em História do Brasil e aberto a outros professores interessados.

Trata-se de um projeto, concebido de forma paralela às provas da Olimpíada, e que leva em consideração a demanda pelo tema gerada pelos 50 anos do golpe militar e a necessidade de se discutir um tema ainda candente na história contemporânea de nosso país.

1º Curso de Formação de Professores

1º Curso

O Curso de Formação Continuada da Olímpíada Nacional em História do Brasil, “Ensino de História da África”, foi concebido por professores do departamento de história da Unicamp e professores convidados de outras universidades, especialmente para os professores orientadores de equipes da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Trata-se de um projeto piloto, concebido de forma paralela às provas da Olimpíada, e que leva em consideração a prática didática cotidiana face às exigências da Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o médio.

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.