Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Comunicados oficiais

Voltar para a lista geral

Comissão Organizadora divulga lista de melhores planos de aula

Postado por Comissão Organizadora em 06 de março de 2014

A Comissão Organizadora, parabeniza os 50 professores autores dos melhores planos de aula do Curso de Formação da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, com o tema “Ensino de História da África”.

Os planos foram avaliados por uma banca formada por professores que possuem atuação nas áreas de História da África, História da Escravidão e Ensino de História. A banca foi formada pelos professores:

José Alves de Freitas Neto (UNICAMP)
[CV]

Lucilene Reginaldo (UNICAMP)
[CV]

José Rivair Macedo (UFRGS)
[CV]

Luciano Raposo de Almeida Figueiredo (UFF)
[CV]

Beatriz Gallotti Mamigonian (UFSC)
[CV]

Luiz Estevam de Oliveira Fernandes (UFOP)
[CV]

Arnaldo Pinto Junior (UFES)
[CV]

Alessandra Pedro (UNICAMP)
[CV]

Raquel Gryszczenko Alves Gomes (UNICAMP)
[CV]

Confira na lista abaixo o nome dos autores e o título dos planos selecionados pela banca. A lista foi organizada em ordem alfabética e não haverá publicação de uma lista com a classificação de cada plano, todos os planos selecionados foram considerados excelentes pela banca.

Em breve os planos estarão disponíveis para a consulta em nosso site!

Atenciosamente
Comissão Organizadora da ONHB


A Comissão Organizadora da ONHB divulga notas finais do curso de formação

Postado por Comissão Organizadora em 09 de janeiro de 2014

Prezados(as) Professores (as) Participantes do Curso de Formação

A Comissão Organizadora da ONHB parabeniza todos os professores aprovados em seu primeiro curso de formação.

As notas finais foram baseadas nas notas parciais produzidas durante o curso: questões, fóruns e planos de aula. As notas vão de 0 a 10 e a nota mínima para a aprovação no curso – segundo as regras da Escola de Extensão da Unicamp – é 7,0 e a frequência 85%. Assim esses foram considerados os mínimos para a aprovação no curso.

A lista de notas está em ordem alfabética dos professores cursistas.

Confira sua nota e situação [aprovado ou reprovado] no Curso de Ensino em História da África no arquivo: notas finais

Os Cursistas cadastrados na Extecamp também podem verificar sua nota e frequência em sua área de aluno no site https://www.extecamp.unicamp.br/sistema.asp , utilizando o login e senha gerados no ato de inscrição.

Informamos que todos os cursistas aprovados tiveram a frequência 100%.

Sobre os Certificados

As notas dos cursistas inscritos na Extecamp serão inseridas no sistema até amanhã (10/01), a partir disso essas notas entram automaticamente no sistema da DAC [Diretoria Acadêmica]. A DAC terá até 60 dias para emitir os certificados, esse é o prazo máximo, assim os certificados podem ficar prontos antes. Assim que estiverem prontos a Extecamp enviará os certificados, para o endereço cadastrado na inscrição, pelo correio. Todos os cursistas inscritos na Extecamp devem aguardar o recebimento do certificado dentro do prazo estabelecido pela DAC.

Os Cursistas que não realizaram a matrícula na Extecamp, receberão, também pelo correio no endereço cadastrado no site da ONHB, os certificados no mesmo prazo estabelecido pela DAC, mas emitidos pelo Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp.

Sobre a publicação dos melhores planos de aula

Devido à necessidade de se criar uma banca de avaliação e distribuir centenas de planos para a apreciação da mesma, a data final para a publicação de publicação passa a ser oficialmente: 28/02/0214.


Comunicado Oficial - Edição do Plano de Aula Final

Postado por Comissão Organizadora em 12 de novembro de 2013

Prezados professores cursistas: a edição do plano de aula versão final será liberada a partir do dia 14 de novembro.

Os tutores tem até o dia 13 de novembro para liberar a versão preliminar comentada, não há como editar essa versão. Assim, o Plano Final deverá ser totalmente preenchido com as alterações e ajustes indicados pelos tutores.
Alertamos que mesmo os professores que tiverem seus planos considerados excelentes, e sem necessidade de correções ou ajustes, devem preencher com o mesmo conteúdo e enviar o Plano Final.

Lembramos a todos que a data final de postagem é 26 de novembro às 23:59 (horário de Brasília).


#EuqueroONHB: disponibilizadas para venda, camisetas e bolsas da quinta edição

Postado por Assessoria de Comunicação em 27 de outubro de 2013

Interessados em adquirir camisetas e bolsas da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil poderão encaminhar os pedidos de compra para o email euqueroonhb@gmail.com, informando a quantidade desejada. Após o primeiro contato, a Comissão Organizadora entrará em contato para informar os dados de depósito e postagem.

Produtos à venda

Camiseta preta
Tamanhos P,M, G

Camiseta branca
Tamanhos P,M, G

Bolsa ecológica
Tamanho único


Comunicado Oficial: Plano Preliminar pode ser enviado até dia 28/10/2013 as 10:00 horas [horário de Brasília]

Postado por Comissão Organizadora em 27 de outubro de 2013

Prezados professores cursistas de “Ensino de História da África”

Constatamos que de fato nosso sistema fechou antes horário combinado no dia de ontem, sábado 26, prejudicando aqueles que ainda não haviam feito o envio de seus planos de aula. Pedimos desculpas pelo nosso erro e informamos que o sistema foi reaberto e que os planos poderão ser enviados até as 10:00 da manhã (horário de Brasília) da segunda feira dia 28. Lembramos a todos também que este Módulo finaliza no dia 29 às 23:59.

Atenciosamente, A Comissão Organizadora.


Olimpíada de História é o tema de mais um programa Palavras

Postado por Jeverson Barbieri - RTV Unicamp em 25 de outubro de 2013

Vai ao ar neste domingo (27), às 22 horas, no canal Universitário, o canal 10 da Net, mais um programa inédito da série Palavras Cruzadas, produzido pela Rádio e Televisão Unicamp (RTV). O tema desta semana é ‘O jogo do saber – A Olimpíada Nacional de História do Brasil’. A 5ª edição do evento, que é organizado pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp reuniu, desde a primeira fase, 40 mil pessoas entre alunos e professores de escolas públicas e privadas de todo o país. As 301 equipes convocadas para a etapa presencial representaram todos os estados do Brasil.

Para esse programa Marcus Vinicius Ozores conversou com Cristina Meneguello, docente do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e coordenadora da Olimpíada e Edson Joaquim dos Santos, professor de História do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Palavras Cruzadas vai ao ar em horários alternados durante a semana. Consulte a programação no site www.rtv.unicamp.br


Olimpíada Nacional em História do Brasil tem final emocionante

Postado por Assessoria de Comunicação em 21 de outubro de 2013

Impossível ficar alheio à final contagiante da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada neste domingo (20), no Ginásio do Guarani, em Campinas. O evento organizado pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, reuniu mais de duas mil pessoas e foi tomado pela emoção durante a divulgação do resultado final. A última prova da Olimpíada foi realizada um dia antes na Unicamp, com 300 equipes finalistas.

Foram distribuídas medalhas de ouro (15), de prata (25), e de bronze (35). Os finalistas também receberam medalhas de honra e certificados de participação. As escolas de origem também foram contempladas com troféus em homenagem à premiação conquistada por seus professores e estudantes. A relação das equipes premiadas está disponível no site da Olimpíada.

Pura emoção!

Nem o início do horário de verão foi capaz de desanimar o público presente, que acordou muito cedo para conhecer as equipes vencedoras. Por volta das 8 da manhã, a banda Lester Bangs iniciou as comemorações, dando bom dia aos finalistas e autoridades convidadas, a partir de um repertório completo com clássicos do rock.

“Já participei de inúmeros eventos sobre história, mas confesso que nunca estive em um tão animado como esse”, disse Rodrigo Patto Sá Motta, presidente da Associação Nacional de Professores de História (ANPUH), admirado. Rodrigo disse ainda, ser fundamental o papel dos historiadores que trabalham com o ensino básico no Brasil, ressaltando que a ANPUH tem trabalhado para que o ensino da disciplina e o campo profissional dos professores sejam valorizados no País. “Essa é uma das coisas que falta para melhorar o quadro social do Brasil”.

Para a historiadora Neri de Barros Almeida, Coordenadora do curso de graduação em História da Unicamp, ONHB conseguiu provar que história interessa aos estudantes brasileiros “e que pode, sim, ser uma atividade prazerosa com conhecimento”. Para a ela, a olimpíada demonstra que as pessoas estão abertas às ações desse tipo. “Quando a universidade se esforça para se aproximar da sociedade, essa última responde afirmativamente”, disse.

A coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello argumenta que um dos fatores que explica o sucesso da Olimpíada é o fato de os participantes, sobretudo os professores, saberem da importância da história para a compreensão da vida cotidiana, a formação do cidadão, a superação do atraso, do racismo e da injustiça. “Se tudo isso é ser maluco, então ninguém aqui deseja ser normal”, disse em seu discurso – em referência às dificuldades constantes enfrentadas pelos historiadores brasileiros, em busca pelo reconhecimento da profissão.

Responsável por orientar 19 equipes durante a competição, o professor Caio Romero, do Colégio Etapa (SP), diz que a partir da ONHB, os estudantes aprenderam a trabalhar em equipe e a dividir conhecimentos e análises, “sem o egoísmo de achar que uns sabem mais do que outros”. De acordo com Caio, esse aprendizado se deve principalmente, pelo contato dos alunos com os documentos históricos que a Olimpíada oferece. “Melhorou muito a capacidade analítica deles, de ler e compreender os documentos, e de olhar para eles de maneira crítica”, afirmou. Seis equipes da escola foram premiadas: orientadas por Leandro, as equipes Tupis Yumis e Alpacas Bioluminescentes receberam medalhas de ouro e a equipe Orbes Prosopopéicas recebeu medalha de bronze; Ad Victoriam e Alcachofras Ululantes, orientadas pelo professor Leandro Ciccone, receberam medalhas de prata; e a equipe Vanguarda, do professor Thomas Wisiak, recebeu medalha de bronze.

Também é consenso entre os professores que participam da competição como orientadores, a capacidade que a Olimpíada tem de integrar todas as regiões do País, proporcionando novas experiências e o contato destes com diferentes realidades de ensino. “Nesse sentido, quero agradecer a ONHB, porque é através destes exemplos que nós, da região Norte, conseguimos provar que o Acre existe, e que Roraima não é Rondônia”, exclamou a professora Elisângela Martins, do Instituto Federal de Roraima de Boa Vista – convidada pela organização do evento para discursar na cerimônia de premiação representando todos os colegas docentes.

“O país que conhece a sua história não deveria estar cometendo os mesmos erros, as mesmas mazelas”, disse a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário, Teresa Adib Zambon Atvars, sobre a importância da Olimpíada, emocionando o público. Além de expressar o contentamento da Unicamp em receber finalistas de todos os cantos do Brasil, Tereza agradeceu o apoio de todas as pessoas que trabalharam na organização da Olimpíada e todas as instituições que alocaram esforços e recursos para a realização do evento, entre as quais, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), os ministério de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Fundação da Unicamp (FUNCAMP).

Iniciada em agosto deste ano, a ONHB contou com a participação de mais de 40 mil pessoas, de todos os estados brasileiros. A cerimônia de premiação consolidou três meses de muita dedicação. No total, foram cinco fases online e uma etapa presencial. Durante o período, estudantes e professores estiveram mergulhados em documentos históricos, realizando questões de múltipla e tarefas, a partir de muita pesquisa.


ONHB divulga lista com as equipes medalhistas

Postado por Assessoria de Comunicação em 21 de outubro de 2013

ONHB última fase: confira a programação completa

Postado por Assessoria de Comunicação em 18 de outubro de 2013

Dia 19 – Sábado – Dia da Prova

ALUNOS

Os alunos ao chegarem à UNICAMP devem ir ao Prédio Básico (conhecido como PB ou Ciclo Básico 2), consultar nos cartazes o número da sala em que a equipe fará a Prova e dirigir-se imediatamente às salas de aula designadas.

7:30h às 8:30h – Chegada das equipes ao Prédio Básico – Unicamp

8:30h – Limite de horário permitido para entrar nas salas onde serão realizadas as provas.

9:00h às 12:00h – Prova da Olimpíada
Lembramos que o credenciamento e entrega de materiais para os alunos são feitos nas salas, assim é importante que eles se dirijam a elas o mais cedo possível.

Atenção participantes que já estiveram na Fase Presencial anteriormente: este ano as provas dissertativas ocorrerão novamente no Prédio Básico, próximo ao utilizado ano passado.

PROFESSORES

Os professores ao chegarem à UNICAMP devem ir ao Prédio Básico (conhecido como PB ou Ciclo Básico 2), consultar nos cartazes o número da sala em que a equipe fará a Prova e orientar os estudantes a que se dirijam imediatamente às salas de aula designadas. Os professores não participam da Prova. Os professores participam de palestras preparadas especialmente para eles no Auditório do Ginásio Multidisciplinar – Unicamp [Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural, também conhecido como Centro de Convenções], com profissionais da área de história e os organizadores da Olimpíada. Os participantes receberão certificado por esta atividade

7:30h às 8:30h – Balcão de credenciamento para entrega da autorização de uso da imagem, para entrega da carta do diretor da escola quando ocorrer substituição de acompanhante/responsável, e para retirada de material para o professor orientador.

9:00h as 12:00h – Palestra no Auditório Ginásio Multidisciplinar – Unicamp (Centro de Convenções).

Dia 20 – Domingo – Cerimônia de Premiação

8:00h às 14:00h – Cerimônia de premiação e encerramento da Olimpíada, incluso lanche final e show de rock
Local: Ginásio do Guarani Futebol Clube, Avenida Guarani s/n, Jardim Guarani, Campinas.

14:00h – Partida dos alunos para Aeroporto/Rodoviária.


Olimpíada de História define vencedores

Postado por Assessoria de Comunicação em 17 de outubro de 2013

Marcada para acontecer no próximo sábado e domingo (19 e 20), em Campinas, a última fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, reunirá cerca de duas mil pessoas. Todos os estados estão representados entre as 301 equipes convocadas para a etapa presencial. A programação inclui – além de prova dissertativa para os estudantes – palestra para os professores, cerimônia de premiação e confraternização com show de rock. Vencedores serão conhecidos no domingo, no Ginásio do Guarani.

Todas as equipes finalistas serão premiadas com medalhas de ouro (15), prata (25), bronze (35) e honra (226). Além das medalhas, cada membro da equipe (estudantes e professores) será contemplado com certificado de participação. As escolas também serão homenageadas com troféu referente à premiação conquistada pelas 35 equipes mais bem classificadas.

No sábado (20), a programação acontece no campus da Unicamp, em Barão Geraldo. No período das 9 às 12 horas, enquanto os estudantes realizam a prova dissertativa da última fase no pavilhão do Prédio Básico 2, os professores participam de palestra com a Comissão Organizadora da ONHB, no Centro de Convenções. A partir do meio dia, as equipes poderão realizar a tradicional foto oficial, registrando a participação no evento.

A aguardada cerimônia de premiação será realizada a partir das 8 horas do domingo (20), no ginásio do Guarani Futebol Clube, no Jardim Guarani. Após o congraçamento das equipes, haverá a confraternização com lanche e show de rock.

Reconhecimento

A Olimpíada Nacional em História do Brasil chega à sua quinta edição, tendo se consolidado no calendário anual das escolas brasileiras, públicas e privadas. Cristina Meneguello, que é historiadora do IFCH e coordenadora da ONHB, diz que a competição tem sido aguardada com ansiedade por estudantes e professores, a cada ano. “A ONHB traz à atenção temas originais e pouco estudados. Isso quer dizer que, no limite, a Olimpíada começa a impactar também no currículo das escolas”, afirma. Para Cristina, as equipes finalistas já podem ser consideradas vitoriosas, pois chegaram à última etapa da competição tendo disputado a vaga com milhares de concorrentes. “A participação nas diferentes fases da Olimpíada proporciona uma experiência de aprendizagem e de companheirismo entre os colegas e seus professores. De certo modo, todos ganham ao participar”


Atenção ao horário de verão

Postado por Assessoria de Comunicação em 08 de outubro de 2013

Os finalistas da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil deverão ficar atentos para não se atrasar na cerimônia de premiação que acontecerá no domingo, 20 de outubro.

A meia noite desse dia, terá início o horário de verão, quando o fuso horário em 11 estados brasileiros (incluindo São Paulo), e no Distrito Federal, será adiantado em uma hora.


Curso de formação em História da África: inscrição na EXTECAMP e novo calendário

Postado por Assessoria de Comunicação em 29 de setembro de 2013

INSCRIÇÃO EXTECAMP

Os professores da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que participam do Curso de Formação em História da África, têm até essa segunda-feira (30/09), para se inscreverem junto à Escola de Extensão da Unicamp (EXTECAMP), para receberem o certificado da Universidade referente ao curso de extensão de 45 horas de duração.

Para se inscrever na EXTECAMP, os cursistas devem seguir três passos:
1) Providenciar os seguintes documentos: ficha de inscrição com o Termo de Compromisso assinado (ver Passo 2); cópia simples do RG (frente e verso); cópia simples do CPF (frente); cópia simples do diploma da graduação (frente e verso).

2) Acessar o link abaixo, com os dados de login e a senha fornecidos
LOGIN: FCH-0016001
SENHA: IFCH16
http://www.extecamp.unicamp.br/prematricula2/login.asp?sigla=FCH-0016&ofer=001

3) Imprimir e assinar a ficha de inscrição e o termo de compromisso, e enviar para o e-mail: onhbcursodeformacao@gmail.com, juntamente com os documentos do item 1.

Os professores que não se cadastrarem pela EXTECAMP receberão somento o certificado emitido pelo Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.

NOVO CALENDÁRIO

Atendendo a pedidos, o Módulo 2 do Curso de Formação Continuada da 5ªONHB em Ensino de História da África será finalizado dia 1 de outubro (terça-feira), às 23:59h. O Módulo 3 será iniciado na quinta feira (3/10) às 7:00h (horário de Brasília) e fechado no dia 29, às 23h59.

Devido a esta alteração, a data de entrega do Plano de Aula Comentado Preliminar passa a ser dia 26 de outubro, às 23:59 e a data de entrega da versão final passa a ser dia 26 de novembro de 2013, também às 23:59 (horário de Brasília). Não será possível fazer novas alterações nestas datas. Contamos com a compreensão de todos.


Comissão Organizadora abre cadastro para interessados em vagas remanescentes do Curso Presencial de Formação para Professores (21 a 25 de outubro)

Postado por Comissão Organizadora em 24 de setembro de 2013

Prezado(a) professor(a),

A Olimpíada Nacional em História do Brasil, com o apoio da Universidade Estadual de Campinas, proporciona aos professores orientadores das equipes com mais alta pontuação por estado a oportunidade de permanecer uma semana em Campinas, após a finalização da Olimpíada, para a realização de um curso de Capacitação ministrado pelos docentes historiadores do Departamento de História da Unicamp, cujo curso de graduação e o programa de pós-graduação são reconhecidos por sua excelência em território nacional.

Este ano, alguns professores – orientadores de equipes que recebem apoio da ONHB – encontram-se impossibilitados de participar deste curso devido a problemas de ordem pessoal. Dessa forma, seguindo a listagem dos participantes na Grande Final da Olimpíada, gostaríamos de oferecer uma das vagas deste curso a você.
O curso de formação para os professores estende-se entre 21 e 25 de outubro e consiste de aulas, palestras e visitas técnicas a museus e arquivos. Ao final do curso será fornecido certificado concernente a 42 horas de atividades. Os professores ficam hospedados em um hotel próximo à Universidade. A Comissão Organizadora custeará as despesas de alojamento com café da manhã de domingo (20/10) à tarde até sexta-feira (25/10) e as visitas a museus e outros locais progamados. Os professores devem estar provisionados de forma a custearem seus almoços e jantares, que podem ocorrer nas várias cantinas ou lanchonetes dentro da Unicamp e em seus arredores. Quando possível, a Comissão Organizadora fornecerá tickets para auxiliar parcialmente também nestas despesas. A Organização da Olimpíada não arcará com gastos pessoais dos professores como compras ou outros supérfluos. A Organização da Olimpíada também não custeará as passagens de vinda e retorno, assim como os traslados internos dos professores.

O curso foi pensando como uma oportunidade de, numa classe seleta de 32 participantes, assistir a aulas e participar de debates historiográficos, observando novas tendências de pesquisa e novos temas em história. Além disso, como observamos nos anos anteriores, a oportunidade de conviver com colegas professores de diferentes estados do país, discutindo as especificidades da atuação dos professores de história, é sempre muito enriquecedora.

Por favor comunique-nos o mais rapidamente possível se possui interesse e possibilidade de ficar uma semana a mais em Campinas para realizar este curso, lembrando-se que isso implica, também, em providenciar um responsável para acompanhar a sua equipe de alunos na viagem de volta.

O número de vagas depende das confirmações ou não dos professores de equipe com apoio da ONHB, e as vagas remanescentes serão oferecidas aos professores a partir dos seguintes critérios: 1) não ter participado de nenhuma edição do curso presencial de formação nos anos anteriores; 2) a mais alta pontuação alcançada por uma de suas equipes; 3) em caso de não existirem interessados que nunca participaram do curso levaremos em conta apenas o critério 2.

Os professores orientadores de equipes classificadas para a Fase Final que se interessarem por uma das vagas remanescentes do curso devem declarar interesse até o dia 26 de setembro, enviando uma mensagem pelo marcador “Curso de Formação” na aba “Dúvidas” em nosso site: www.olimpiadadehistoria.com.br

No aguardo de sua pronta resposta,
Comissão Organizadora


Comissão Organizadora disponibiliza gabarito e sistema de avaliação da 5a_ONHB

Postado por Comissão Organizadora em 23 de setembro de 2013

A Comissão Organizadora da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil publica o Sistema de Avaliação e o Gabarito das fases anteriores.

Gabarito 5a_ONHB 15.9 KB

Confira a quantidade de equipes em cada estado

Postado por Assessoria de Comunicação em 23 de setembro de 2013

A Olimpíada Nacional em História do Brasil convocou 301 equipes para participar da grande final. A etapa presencial da ONHB ocorrerá nos dias 19 e 20 de outubro, na Universidade Estadual de Campinas. Abaixo, a quantidade de equipes convocadas em cada estado.

AC 2
AL 8
AM 1
AP 1
BA 21
CE 26
DF 3
ES 3
GO 2
MA 8
MG 23
MS 3
MT 6
PA 4
PB 12
PE 5
PI 1
PR 2
RJ 17
RN 69
RO 1
RR 11
RS 9
SC 9
SE 2
SP 51
TO 1


Nota de corte supera edição do ano passado

Postado por Assessoria de Comunicação em 23 de setembro de 2013

Para classificar as 301 equipes que participarão da fase presencial realizada em Campinas, nos dias 19 e 20 de Outubro, a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil considerou os pontos totais, incluindo o desempenho das equipes nas questões de múltipla escolha e na realização das tarefas. O sistema de avaliação e o gabarito de todas as fases online serão divulgados a partir das 18 horas de hoje (23).

A nota de corte utilizada correspondeu a 976,8139, superando a nota de corte da 4ª ONHB, realizada em 2012. Nos casos em que ocorreu o empate, a ONHB utilizou os seguintes critérios: maior pontuação na fase 5; em seguida, maior pontuação geral nas fases 1, 2, 3 e 4 somadas e, em seguida, menor número de questões deixadas sem resposta.

É importante ressaltar, conforme prevê o regulamento no item 5.2, que a Olimpíada não publica ranking entre as equipes. Os participantes podem conferir a pontuação das fases online em suas salas de equipe. Agora, as equipes convocadas para a fase presencial têm até o dia 27 de setembro para confirmar a participação. No caso de desistência, a Olimpíada convocará as 50 equipes classificadas na lista de espera (gradualmente, de acordo com a desistência). É importante destacar, que as equipes classificadas na lista de espera já foram informadas dessa condição, pelo site.


ONHB convoca os finalistas

Postado por Comissão Organizadora em 23 de setembro de 2013

Prezados participantes,

O momento de convocação das equipes finalistas é para a Comissão Organizadora de muita alegria, ao ver concretizado o trabalho dedicado de centenas de estudantes e professores que iniciaram esta competição em agosto e esta longa caminhada muito antes, no momento em que decidiram participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Mas é também o momento de celebrar e valorizar o esforço de todos os que, desta vez, não chegaram entre os finalistas. Iniciar com mais de 40 mil participantes e finalizar com pouco mais de 1000 é um processo longo e severo; por isso, queremos aqui reiterar os nossos cumprimentos a todos os “guerreiros e guerreiras” da Olimpíada, por considerá-los vencedores, independente de seus resultados; pois a grande conquista é o trabalho coletivo e a aprendizagem. Parabéns a todos os participantes.

Aos finalistas, por favor providenciam seus documentos dentro do prazo e…. até Campinas!


Os Panfletos “Turismo Histórico” já contam com versão para impressão

Postado por Comissão Organizadora em 21 de setembro de 2013

Os participantes da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que chegaram até a Quarta e a Quinta Fases Online da competição, poderão imprimir o Panfleto “Turismo Histórico” produzido por suas equipes. Isso pode ser feito clicando no botão “Imprimir” disponível logo acima de seu Panfleto.

É importante lembrar, no entanto, que os participantes da 4ª Fase Online conseguirão imprimir, apenas, os panfletos das suas respectivas equipes. Não sendo possível, acessar os panfletos de outras equipes.


Comissão Organizadora da Olimpíada divulga informações sobre a convocação das equipes finalistas

Postado por Comissão Organizadora em 18 de setembro de 2013

Prezados participantes da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil,

Tendo confirmado nesta noite os últimos detalhes referentes aos apoios financeiros necessários para a realização da Fase Final da Olimpíada, é com grande satisfação que comunicamos:

1) Para a fase final a ser realizada entre 19 e 20 de outubro na Universidade Estadual de Campinas serão convocadas pelo menos 300 EQUIPES finalistas;

2) Mantendo a tradição dos outros anos da Olimpíada Nacional em História do Brasil, e observando os critérios de pontuação das fases online somados ao critério da representação de todos os estados da federação (pelo menos uma equipe de cada estado do país será convocada para a fase final), nesta edição a ONHB novamente cobrirá as despesas de viagem (unicamente deslocamento de ida e volta até Campinas) DE 32 EQUIPES FINALISTAS, assim compreendidas:

a) a equipe com mais alta pontuação de cada estado da federação, no total de 27 equipes (4 membros cada), independente de serem de escolas públicas ou privadas;
b) as 5 equipes (4 membros cada) de escola pública com mais alta pontuação até o momento da convocação (pontuação das fases online) independente de seu estado de origem;

3) Todas as demais equipes convocadas deverão buscar, conforme o Regulamento, “a seu critério, meios próprios para participar da fase final presencial”. A Comissão Organizadora da Olimpíada enviará a todas as equipes convocadas para a fase presencial uma Declaração Oficial atestando a sua condição de finalistas e instando a que organizações e instituições as auxiliem a obter os apoios necessários para realizar o seu deslocamento para Campinas e sua estadia ali;

4) Ainda honrando nossa tradição, aos professores orientadores das 32 equipes acima descritas será oferecida a possibilidade de realizar um curso presencial de formação continuada entre 21 a 25 de outubro de 2013 junto ao Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas, sendo que os detalhes do apoio oferecido a estes professores serão explicados diretamente por comunicação oficial aos 32 selecionados; no caso de alguns dentre estes professores não poderem permanecer para o Curso, por motivos pessoais, as suas vagas serão oferecidas aos próximos professores conforme a classificação, sem no entanto a garantia de todos os apoios relacionados; estes também serão contatados diretamente pela Organização da Olimpíada.

A Comissão Organizadora


Comunicado Oficial - Cerimônia de Premiação

Postado por Comissão Organizadora em 16 de setembro de 2013

Prezadas equipes

Este ano de 2013, por problemas de logística, a premiação (entrega das medalhas) no domingo dia 20 ocorrerá na cidade de Campinas, no Ginásio poliesportivo do Guarani Futebol Clube. Isso é necessário porque os dois ginásios da Universidade Estadual de Campinas que teriam capacidade para receber mais de mil pessoas estão impossibilitados de receber-nos, por motivos de reforma em andamento. Lamentamos por esta situação que foge completamente de nossa alçada.

Para a segurança e conforto das equipes participantes, e também por ser local central de fácil acesso na cidade de Campinas, optou-se pelo ginásio do Guarani Futebol Clube para a premiação.
As provas no sábado pela manhã (assim como a palestra especial para os professores orientadores) ocorrerão no campus da Unicamp, respectivamente no Pavilhão Básico e na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC). Mapas e detalhes serão fornecidos na convocação das equipes finalistas.

Pela razão de os ginásios da Unicamp não estarem disponíveis, não possuímos um local coberto dentro do campus da Universidade Estadual de Campinas onde realizar uma atividade de confraternização no sábado dia 19 à tarde. Sugerimos que as equipes utilizem esta tarde para relaxar após a prova, fazer um passeio por Campinas e região ou preparar-se para as emoções da premiação no dia seguinte.
Na cerimônia de premiação no domingo dia 20, teremos música e muitas emoções. Ao final da entrega das medalhas, será servido um lanche a todos os participantes. Assim, pedimos a todos que já se programem para uma atividade que iniciará às 8:00 da manhã e finalizará por volta das 14:00.


Quinta fase da ONHB inicia hoje com 1601 equipes

Postado por Assessoria de Comunicação em 16 de setembro de 2013

Confira a quantidade de grupos em cada estado:

AC 7
AL 48
AM 10
AP 2
BA 81
CE 225
DF 17
ES 24
GO 17
MA 69
MG 108
MS 10
MT 30
PA 15
PB 75
PE 71
PI 10
PR 37
RJ 55
RN 189
RO 10
RR 24
RS 47
SC 42
SE 13
SP 357
TO 8


Equipes finalizam a quarta fase da Olimpíada

Postado por Assessoria de Comunicação em 14 de setembro de 2013

Comunicado Oficial

Postado por Comissão Organizadora em 12 de setembro de 2013

Fizemos testes e verificações e não encontramos a situação relatada de “uma equipe cair na sala de outra”.

Aconselhamos:

1) não utilizarem a senha do professor para fazer a prova, mas sim a senha individual. A senha do professor dá acesso a todas as equipes e confusões podem facilmente ocorrer.

2) quando entrar em uma equipe utilizando a própria senha, não esquecer de “deslogar”. Apenas fechar a página não é suficiente: deve-se deslogar. Este problema ocorre em computadores compartilhados quando o participante não deslogou corretamente.

Nossa equipe está em alerta, e o sistema está registrando e monitorando os acessos. Sempre que for reportar alguma coisa, se possível, favor fazer uma captura de tela (print screen), pois isso pode ajudar nossa equipe na identificação de eventuais problemas.


Quarta fase inicia com 3994 equipes

Postado por Assessoria de Comunicação em 09 de setembro de 2013

Começou nessa segunda-feira (09/09) a penúltima fase online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A cada semana aumenta o desafio e nesta etapa, apenas 40% dos participantes seguirão na disputa.

Confira a seguir a relação de equipes, em cada estado, classificadas para a quarta fase.

AC 19
AL 76
AM 37
AP 9
BA 204
CE 506
DF 62
ES 81
GO 82
MA 186
MG 349
MS 37
MT 61
PA 46
PB 146
PE 186
PI 46
PR 114
RJ 189
RN 275
RO 26
RR 27
RS 77
SC 66
SE 47
SP 1011
TO 29


Comunicado Oficial: sobre a fase 3

Postado por Comissão Organizadora em 08 de setembro de 2013

Prezados participantes da 5º ONHB. Lamentamos as dificuldades causadas pela falha de nosso segundo servidor, que foram observadas sábado dia 07 no período da manhã e no período da tarde. Como todos sabem, cada fase da Olimpíada possui 6 dias, e a velocidade com que as respostas são postadas não interfere na pontuação. Cada equipe deve se organizar na forma como estiver a seu alcance. Embora sempre aconselhemos evitar o envio para a última hora, é nossa obrigação proporcionar as condições corretas para o envio das respostas. Por esta razão nosso Regulamento nos permite, a nosso critério, realizar alterações em prazos e datas.

Segundo o Regulamento, por se tratar de falha generalizada de nossa responsabilidade, ampliamos o tempo para a entrega das respostas para domingo dia 08, levando em consideração o fato de que grande parte dos participantes não possui computadores ou conexão com a internet em suas residências, e não devem ser penalizados por possuírem esta situação específica. Como a Olimpíada é uma competição saudável e de enriquecimento humano e intelectual, estamos certos que todos os participantes nos apoiam neste gesto e não gostariam de ver competidores qualificados serem desclassificados com base em sua condição econômica. Eles, por esta razão, sequer podem se manifestar por meio de e-mails ou mensagens nas redes sociais, mas possuem os mesmos direitos dos demais competidores.

Nossa equipe está trabalhando de forma ininterrupta para que estas falhas não voltem a acontecer, e conta com a compreensão dos participantes da Olimpíada para estes problemas que, evidentemente, não são propositais.

Em tempo: para dúvidas, sugestões e críticas, disponibilizamos o formulário Dúvidas. O Facebook da Olimpíada foi criado para proporcionar uma integração sadia entre os participantes. Conforme diz o regulamento, não serão toleradas ofensas e agressões gratuitas à Comissão Organizadora da Olimpíada, podendo implicar, inclusive, na desclassificação da equipe.

A próxima fase inicia amanhã, segunda feira dia 09, conforme previsto. Bom trabalho a todos.


Terceira fase é prorrogada até o meio dia de domingo (8/9)

Postado por Comisssão Organizadora em 07 de setembro de 2013

A Comissão Organizadora da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil decide prorrogar a terceira fase da competição até às 12h00 (horário de Brasília) deste domingo (8/09).

A decisão leva em conta as instabilidades enfrentadas pela Olimpíada nesse sábado (7), e que obrigaram o fechamento do site para manutenção desde às 16h30.

Segundo informou a Comissão Organizadora, a manutenção teve o objetivo de garantir a integridade do sistema para que nenhuma equipe fosse prejudicada. Diversas varreduras foram realizadas para assegurar o bom andamento da competição.

Lembramos que os participantes devem ler o regulamento com atenção e que não deixem para enviar as respostas em cima do prazo. De acordo com o regulamento “Em caso de falha no sistema da Unicamp ou falha ampla no sistema no país, a Comissão Organizadora da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas, que não atinjam a totalidade dos participantes, não serão levadas em consideração”.


Terceira fase termina neste sábado

Postado por Assessoria de Comunicação em 07 de setembro de 2013

6648 equipes finalizam neste sábado (7) a terceira fase online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.Até às 23h59min de hoje, os participantes deverão enviar a respostas das onze questões de múltipla escolha e a tarefa. Seguirão para a próxima fase, no mínimo 60% dos participantes.


Comunicado Oficial

Postado por Comissão Organizadora em 03 de setembro de 2013

Prezados participantes

Por uma falha no momento de digitar a prova no site da Olimpíada, a questão 25 da terceira fase trouxe um erro. A alternativa D é: “A viagem de Colombo ao Novo Mundo pode ser lida como um grande exemplo da influência dos mapas antigos na navegação moderna, indicando uma intensa circulação dos saberes.”
Agradecemos aos participantes que nos chamaram a atenção para a falha e retornamos a questão à condição de rascunho para todos as 89 equipes que já haviam respondido, por uma questão de justiça.

Agradecemos a compreensão. Comissão Organizadora

Olimpíada inicia Terceira Fase

Postado por Assessoria de Comunicação em 02 de setembro de 2013

Começa nessa segunda-feira (02)09) a Terceira Fase Online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As 6648 equipes classificadas para esta etapa têm até às 23h59 do próximo sábado (07/09) para responder as 11 questões de múltipla escolha e enviar a tarefa.

Fique atento
Na mensagem de abertura da fase, a Comissão Organizadora destaca que a Tarefa da Terceira Fase é uma atividade preparatória para a realização da tarefa seguinte que será disponibilizada durante a Quarta Fase da competição, marcada para iniciar no dia 9 de setembro.

Passam para a Quarta Fase da ONHB, no mínimo 60% dos participantes desta Terceira Fase. Mais uma vez a Comissão Organizadora lembra aos participantes que o site da Olimpíada é o único meio de realizar as provas, não sendo permitido enviar respostas por email ou pelo Correio.


Participante: sua senha é pessoal e intransferível.

Postado por Comissão Organizadora em 27 de agosto de 2013
A Comissão Organizadora lembra a cada um dos participantes da Olimpíada, que as senhas de acesso à plataforma são pessoais e intransferíveis e que os usuários devem zelar para que tais informações não sejam compartilhadas por outras pessoas, sob pena de desclassificação de toda equipe. Ainda que a prova da Olimpíada seja realizada em grupo, o acesso à plataforma é individual e cada membro da equipe tem a sua senha pessoal para acessar a prova. Os professores, em particular, têm acesso às salas de todas as equipes e, justamente por isso, não devem sob nenhuma hipótese compartilhar os seus dados de acesso com outras pessoas.

No caso de perda ou esquecimento, uma nova senha será gerada e enviada para o e-mail fornecido no cadastro. Com isso, a senha anterior ficará automaticamente invalidada.

Fique ligado!

A Comissão Organizadora da Olimpíada esclarece não se responsabiliza pelo uso inadequado do login e senha dos participantes, e que não possui acesso às senhas e às salas de equipes, estando impossibilitada de recuperar dados perdidos ou esquecidos. Do mesmo modo, a Comissão Organizadora não possui meios de interferir na realização da prova e nas tarefas das equipes, nem como fazer com que respostas já enviadas e confirmadas sejam devolvidas, refeitas ou canceladas.


Segunda Fase: confira a quantidade de equipes em cada estado

Postado por Assessoria de Comunicação em 27 de agosto de 2013

Abaixo, você confere a quantidade de equipes em cada estado que participam da 2ª Fase Online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.

AC 25
AL 167
AM 119
AP 25
BA 419
CE 1214
DF 172
ES 322
GO 173
MA 366
MG 795
MS 74
MT 160
PA 161
PB 267
PE 564
PI 98
PR 321
RJ 445
RN 399
RO 159
RR 41
RS 235
SC 154
SE 161
SP 2377
TO 74


Equipes realizam prova da segunda fase

Postado por Assessoria de Comunicação em 26 de agosto de 2013

Começou hoje (26) a segunda fase online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. As 9487 equipes que participam da etapa têm até às 23h59min (Horário de Brasília) do próximo sábado (31) para resolver outras 10 questões de múltipla escolha e realizar a tarefa.

A Comissão Organizadora solicita mais uma vez que os participantes façam a prova com tranquilidade e que não deixem para enviar as respostas em cima da hora. Também reforça que a tarefa deve ser realizada pelo site, não sendo permitido em nenhuma hipótese o envio por qualquer outra forma que não esta.


Resultado da primeira fase será divulgado segunda-feira

Postado por Assessoria de Comunicação em 25 de agosto de 2013

Na próxima segunda-feira (26) será divulgado o resultado da primeira fase da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, com os comentários da Comissão Organizadora relativos às questões e tarefas. O gabarito oficial será publicado somente após o final da quinta fase da Olimpíada.

Ao retornar à sua área, após cada fase, todas as equipes terão acesso tão somente às alternativas selecionadas e não ao resultado oficial.É importante não confundir a alternativa selecionada que aparece em amarelo com um suposto “gabarito” da prova. Trata-se sempre da alternativa que a equipe selecionou, pois o gabarito oficial será publicado após o final de todas as fases online.


Participantes finalizam a primeira fase

Postado por Assessoria de Comunicação em 24 de agosto de 2013

Termina hoje a primeira fase online da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Os participantes têm até às 23h59min (Horário de Brasília) deste sábado (24) para enviar as respostas das questões de múltipla escolha e a tarefa.

A Comissão Organizadora comunica que a fase não será prorrogada. Cerca de 10400 equipes iniciaram a competição na última segunda-feira. Seguirão para a próxima etapa 90% desses participantes.


Curso de Formação tem fórum para a troca de experiências

Postado por Assessoria de Comunicação em 20 de agosto de 2013

Os professores que participam do Curso de Formação em História da África têm à disposição um Fórum. O espaço está localizado logo abaixo da Atividade 4 e tem como objetivo a troca de experiências e de impressões a respeito do curso, entre os participantes. A interação é livre e não conta como avaliação.

A Comissão Organizadora explica que durante o Módulo 1, o Fórum estará aberto para que os professores deixem uma mensagem de saudação aos colegas de turma. Do Módulo 2 em diante, ficará disponível também o Fórum de Debates em que os comentários serão mediados por um tutor.


Comunicado

Postado por Comissão Organizadora em 19 de agosto de 2013

Prezados participantes: a primeira fase da Olimpíada já está no ar! Desejamos boa sorte a todos os mais de 40 mil participantes.

Professores, atenção: o curso de formação continuada vai ao ar às 14:00 de hoje.


ONHB inicia primeira fase com mais de 40 mil participantes

Postado por Assessoria de Comunicação em 19 de agosto de 2013

Aproximadamente 10400 equipes, formadas por três estudantes e um professor de história de escolas públicas e particulares de todo o país, deram início nessa segunda-feira (19), Dia do Historiador, a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. A competição conta com representantes de todos os estados e acontece em seis fases. Cinco destas são realizadas pela internet e a última é presencial, marcada para acontecer na Universidade Estadual de Campinas, nos dias 20 e 21 de outubro.
Confira abaixo a quantidade de equipes em cada estado:

AC 37
AL 184
AM 129
AP 28
BA 454
CE 1303
DF 194
ES 381
GO 186
MA 404
MG 853
MS 81
MT 179
PA 172
PB 288
PE 635
PI 102
PR 354
RJ 473
RN 408
RO 202
RR 40
RS 256
SC 170
SE 171
SP 2612
TO 75


O que você precisa saber sobre as fases da ONHB

Postado por Assessoria de Comunicação em 18 de agosto de 2013

A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil será constituída por 5 fases de provas online e 1 fase de provas final e presencial, que se realizará no campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em Campinas, SP.

As fases online serão acessadas e feitas através da página da Olimpíada, mediante fornecimento pelo participante de seu login e senha.

Todas as respostas e tarefas solicitadas pela Olimpíada devem ser realizadas na página da Olimpíada. Todo o envio de respostas e tarefas deve ser realizado em local indicado na página da Olimpíada. Sob nenhuma hipótese serão aceitas respostas ou tarefas enviadas por e-mail, correio ou outros meios de comunicação. Sob nenhuma hipótese respostas e tarefas enviadas podem ser alteradas posteriormente, ou este envio ser cancelado e/ou substituído por novo envio.

Cada fase online é composta por questões de múltipla escolha e por tarefas. Dentre as alternativas de múltipla escolha, os participantes deverão selecionar apenas uma, ou seja, aquela que acharem a mais pertinente como resposta.

Cada questão pode ser assinalada como “rascunho”, permitindo às equipes a reflexão antes do envio definitivo. No entanto, sob nenhuma hipótese, as respostas deixadas na forma de “rascunhos” serão utilizadas no cálculo geral dos pontos. Do mesmo modo, questões salvas e concluídas não poderão retornar à forma de “rascunho”.

Cada fase que estiver online possuirá uma versão que pode ser impressa, para facilitar o trabalho das equipes.

A primeira fase terá 11questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A segunda fase terá 11questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A terceira fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A quarta fase terá 12 questões de múltipla escolha, inclusa uma tarefa.

A quinta fase é uma tarefa.

A sexta fase é presencial, constituída por questões e desafios diversos. Esta fase é seguida pela premiação.

A página da Olimpíada fornecerá documentos, textos, links e sugestões de leitura para auxiliar na resolução das questões. As equipes podem e devem consultar outros materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas.

A cada fase finalizada, a Comissão Organizadora publicará comentários relativos às questões e tarefas.

O gabarito oficial será publicado somente após o final da quinta fase da Olimpíada. Ao retornar à sua área, após cada fase, cada equipe terá acesso tão somente à alternativa que selecionou (tarjada em amarelo), e não ao resultado oficial.

É importante não confundir a alternativa selecionada que aparece em amarelo com um suposto “gabarito” da prova. Trata-se sempre da alternativa que a equipe selecionou, pois o gabarito oficial será publicado após o final de todas as fases online.

Cada fase online tem a duração exata de 6 dias. Para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, as fases serão iniciadas às segundas feiras e finalizadas aos sábados, permitindo que as equipes tenham ao menos um encontro com os seus professores de história, conforme os seus horários escolares, ao longo da semana.

Para mais detalhes, veja a linha do tempo no site.

A experiência online de cada participante pode variar conforme a velocidade de conexão e o equipamento utilizado.

A Comissão Organizadora responsabiliza-se apenas pelo funcionamento do site da Olimpíada. A Comissão Organizadora não se responsabiliza por falhas no provedor de acesso dos participantes ou por falhas em seus equipamentos.

A Comissão Organizadora garante o funcionamento do site da Olimpíada para os navegadores de internet: Firefox 10+, Internet Explorer 8+, Chrome 12+, Opera 10+ e Safari 5+. A utilização de outros navegadores não é recomendada pela Comissão Organizadora, que não se responsabilizará pelo funcionamento da Olimpíada em outros navegadores que não os indicados.

Em caso de falha no sistema da Unicamp ou falha ampla no sistema no país, a Comissão Organizadora da Olimpíada poderá prorrogar o prazo das fases, em separado ou na totalidade, a seu critério. Falhas pontuais e ou locais dos sistemas, que não atinjam a totalidade dos participantes, não serão levadas em consideração.

Não existe nenhuma possibilidade, fora a expressa acima, de enviar respostas fora do prazo determinado no calendário. A Comissão Organizadora da Olimpíada recomenda vivamente que as equipes não deixem o envio de suas respostas e tarefas para a “última hora”.

Uma vez fechada a fase, não serão aceitas respostas ou tarefas.

Estas e outras dicas sobre a ONHB estão disponíveis no regulamento que você encontra acessando www.olimpiadadehistoria.com.br


Coordenadora da Olimpíada fala sobre as novidades da 5ª edição

Postado por Assessoria de Comunicação em 14 de agosto de 2013

Nos dias que antecedem o início da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é bastante comum a ansiedade dos participantes em relação aos desafios que serão propostos na edição atual. Apesar de todo o sigilo em relação às provas, a historiadora Cristina Meneguello abre uma exceção e revela algumas novidades sobre a ONHB deste ano.

ONHB – A estrutura em relação às cinco fases online e à prova da última fase está mantida quanto ao número de questões de múltipla escolha, tarefas e provas dissertativas?

Cristina Meneguello – A estrutura geral, que todos conhecem e com a qual já se habituaram, será mantida. Não seria justo mudar tudo de uma hora para a outra. Mas sempre damos muita atenção aos pedidos e demandas dos participantes e, assim, podemos adiantar que algumas fases que eram muito “pesadas” (com questões e tarefas) estarão um pouco mais “leves” este ano.

ONHB – Muitos professores estão curiosos para obter mais informações sobre o curso inédito que será oferecido durante a Olimpíada. O que eles podem esperar do curso?

Cristina Meneguello – Será um curso muito inovador e ao mesmo tempo trará leituras e análises sobre o Ensino de História da África que certamente serão muito úteis para a sala de aula. Vamos oferecer muitos materiais que os professores podem utilizar posteriormente em sua prática didática e, levando em consideração a realidade dos docentes, nossa atividade final do Curso não implicará na escrita de uma Monografia ou algo do gênero, mas sim na preparação de um Plano de Aula Comentado, sobre História da África.

ONHB – A Comissão Organizadora já planejou as atividades de lazer que ocorrerão durante a fase presencial? É um momento importante de confraternização entre os participantes, não é mesmo?

Cristina Meneguello – Ainda estamos planejando e quem quiser enviar sugestões é só utilizar o formulário de contato com a Comissão Organizadora, disponível em nosso site na aba DÚVIDAS. Leremos as sugestões com muito interesse.

ONHB – Os veteranos já sabem que na abertura da ONHB a Comissão Organizadora revela o tema norteador da edição, ou seja, que inspirou muitas das perguntas dispostas em cada fase. Alguma pista?

Cristina Meneguello – Não! (risos)


Comunicado Oficial sobre a emissão de boletos

Postado por Comissão Organizadora em 10 de agosto de 2013

Prezados participantes inscritos na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Por uma falha na compreensão de nosso Regulamento, alguns participantes que haviam realizado todo o processo de inscrição não geraram seus boletos até as 23:59 do dia 09 de agosto, data em que encerraram as inscrições.
Para estes participantes, excepcionalmente, a Comissão Organizadora da 5ª Olimpíada Nacional em História autorizou a que os boletos sejam gerados até as 23:59 do dia 11 de agosto, e que o pagamento seja realizado até segunda-feira, dia 12 de agosto.

Boletos datados do dia 10 podem igualmente ser pagos até segunda-feira dia 12.

Atenção: novas inscrições não podem ser realizadas. Fica mantida a data de encerramento das inscrições no dia 09 de agosto.

Esta medida volta-se apenas às equipes com suas inscrições “em confirmação” devido às dificuldades de geração de boleto.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil


ONHB recebe últimas inscrições

Postado por Assessoria de Comunicação em 09 de agosto de 2013

As inscrições para 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil terminam nessa sexta-feira (9). Interessados em participar da competição têm até às 23h59min (horário de Brasília) para efetuar a inscrição da equipe, no site da competição. Não haverá prorrogação.

De olho no vencimento do boleto!

Para garantir a inscrição, a equipe deverá efetuar o pagamento até este sábado (10), por meio da internet, em casas lotéricas ou caixa eletrônico. A confirmação do pagamento será enviada pela Comissão Organizadora ao longo da semana que antecede o início da ONHB.


COMUNICADO

Postado por Assessoria de Comunicação em 08 de agosto de 2013

O professor que não declarar interesse no Curso de Formação no ato de inscrição e que desejar participar do Curso de Formação deve entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo nosso site até o dia 12 de agosto de 2013 às 23:59hs (horário de Brasília), ficando a critério da mesma deliberar, dentro de suas possibilidades, sobre a participação ou não do professor no Curso de Formação Continuada. As solicitações recebidas após esse prazo não serão avaliadas pela Comissão Organizadora.


Reta final:cinco passos para uma inscrição tranquila e bem-sucedida

Postado por Assessoria de Comunicação em 07 de agosto de 2013

A primeira coisa que todo participante precisa saber para realizar a inscrição na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é que cada membro da equipe, estudantes e professor, obrigatoriamente, precisa cadastrar-se no site da competição.

É muito fácil. Na parte superior do site, clique na opção “Login” e depois em “Criar uma conta no site da ONHB”. Apenas uma pessoa deverá dar início ao procedimento de inscrição da equipe.

Cadastrando a equipe
A pessoa responsável pela inscrição da equipe deverá informar o nome e o endereço de e-mail de cada membro, além do nome da equipe, e os dados da escola (nome e endereço).

Cada membro da equipe receberá uma mensagem de confirmação em seus respectivos endereços de e-mail. É preciso abrir a mensagem e confirmar e validar a inscrição, clicando no link enviado.

Somente depois de validado o cadastro dos quatro membros da equipe é que o boleto de pagamento é gerado e poderá ser baixado ou impresso pelo responsável pela inscrição.

A inscrição da equipe é confirmada somente depois de efetuado o pagamento, dentro do prazo estipulado de vencimento.

IMPORTANTE
1. Apenas ao professor é permitido informar o mesmo endereço de e-mail para mais de uma equipe.
2. Depois de cadastrada, a equipe não poderá mudar de nome.
3. Somente a pessoa responsável pela inscrição da equipe é que terá acesso ao boleto de pagamento.
4. O professor interessado em participar do Curso de Formação Online deverá manifestar interesse pelo curso o ato da inscrição, na etapa 4.

Ainda tem dúvidas sobre a inscrição? Baixe o passo a passo completo


Professor interessado em curso deve manifestar interesse

Postado por Assessoria de Comunicação em 05 de agosto de 2013

DICA IMPORTANTE
Os orientadores das equipes, interessados em participar do Curso de Formação Online sobre o Ensino de História da África, devem manifestar o interesse no ato da inscrição, marcado a opção “SIM”. Lembramos que somente um dos membros do grupo é o responsável pela inscrição da equipe. Desta maneira, havendo interesse do professor em participar do Curso de Formação, recomendamos que este seja o responsável pela inscrição da(s) equipe(s).

IMPORTANTÍSSIMO!
Caso o professor queira inscrever-se no Curso, mas não tenha sido responsável pela inscrição da equipe, o mesmo deverá comunicar imediatamente o aluno responsável para verificar se a opção “SIM”, relativa ao Curso, foi selecionada.


Últimos dias: ONHB recebe inscrições até sexta-feira (9)

Postado por Assessoria de Comunicação em 05 de agosto de 2013

Estudantes de todo país, matriculados a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, interessados em participar da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), têm até a próxima sexta-feira (9/08) para realizar a inscrição no site da competição. A participação acontece por equipes formadas, obrigatoriamente, por três alunos e um professor de história da escola.

A ONHB já recebeu inscrições de representantes de todos os estados brasileiros e a expectativa é superar o número de inscritos da edição anterior de 10700 equipes. Serão cinco fases online até a última etapa presencial, realizada na Universidade Estadual de Campinas nos dias 19 e 20 de Outubro. Cada fase online tem duração de uma semana e a primeira inicia em 19 de agosto, Dia do Historiador.

A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de honra ao mérito – e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.

Novidade!

Entre as novidades deste ano, está a realização de um curso online de formação continuada sobre o Ensino de História da África, destinado aos professores orientadores das equipes. O curso ocorrerá simultaneamente à realização das fases online da Prova e estará disponível a todos os professores interessados.


ONHB inspira projeto em ensino de história

Postado por Assessoria de Comunicação em 29 de julho de 2013

O trabalho de conclusão de curso elaborado pelo professor Ridson de Araújo Miranda (Fortaleza/CE), descreve a elaboração de um projeto em ensino de história e seus resultados, a partir da experiência de participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil no período de 2011 a 2012, com estudantes da E.E.M. Tenente Mário Lima. A apresentação da dissertação aconteceu esta segunda-feira, na Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus do Itaperi.

“É extremamente gratificante ver esse tipo de resultado indireto da Olimpíada, na forma de trabalhos de estudantes, como vimos recentemente na UFES, ou na forma de pesquisa e reflexão sobre o ensino, como o caso da Monografia do prof. Ridson. Aliás, o prof. Ridson é uma daquelas pessoas que marcou a todos na Olimpíada e que nos anima a prosseguir no trabalho. Reflexões como as dele também podem nos ajudar a fazer nossa auto-crítica e melhorar no que precisamos”, disse a historiadora Cristina Meneguello, Coordenadora da ONHB.

Abaixo, você confere na íntegra a entrevista realizada com o Prof. Ridson de Araújo Miranda, que participou da Olimpíada Nacional em História do Brasil em 2011 e 2012, com os estudantes da E.E.M. Tenente Mário Lima.

ONHB – Por que utilizou a ONHB como objeto de pesquisa? Qual a motivação?

Prof. Ridson – Ingressei na Especialização em Metodologias do Ensino de História no final de 2011, pouco depois de ter sido medalhista de ouro na ONHB neste mesmo ano. Desde o começo os professores organizadores da especialização nos demandavam que nossos temas de monografia deveriam versar sobre ensino de História. Mesmo tendo a prática de realizar projetos com os estudantes da escola em que leciono desde que entrei na rede estadual cearense de ensino, como usar RPG para que os estudantes criem personagens históricos baseados nas pesquisas deles acerca dos temas estudados ou a feitura em equipe de uma exposição museológica, a ONHB é uma experiência apaixonante que envolve muitos sujeitos escolares e desde que participamos pela primeira vez em 2011, ela se tornou um dos principais projetos escolares da E.E.M Tenente Mário Lima. Por isto mesmo, quando da disciplina em que deveríamos escolher os temas de pesquisa, analisar o impacto da ONHB com os estudantes que leciono se tornou a escolha ideal.
Após conversar com meu orientador, o prof. Dr. Antônio Germano Magalhães Júnior, que é uma referência sobre Ensino de História no nosso estado, decidimos que era relevante descrever o percurso que tomei ao executar o projeto na escola; então, em 2011, executei a ONHB como um recurso para o Ensino de História e em 2012 elaborei um projeto mais avançado e preparatório para os estudos em Educação Histórica, área de pesquisas à qual me encontro desde o final da minha graduação.
A escolha pela aproximação com a Educação Histórica é simples: este campo de estudos investiga como estudantes compreendem as noções históricas, e os projetos voltados para este campo visam diagnosticar estes níveis de compreensão e melhorá-los; e eu percebo que a ONHB é um instrumento muito valioso para realizar este trabalho em Educação Histórica, pois estimula o contato com fontes históricas e a metodologia do historiador.

ONHB – Que tipo de mudança ou envolvimento percebeu nos seus estudantes durante a participação na ONHB?

Prof. Ridson – Com a ONHB, os estudantes que já tinham certo gosto por estudar História ganharam um norteamento muito poderoso para seus estudos, sendo que alguns até cogitam prestar vestibular para História. Outros estudantes que não estudavam História com tanto afinco, ao ver os colegas se empolgando para se preparar para a ONHB, acabaram por “ver qual é“e também ganharam mais gosto por estudar História, não só a do Brasil, mas outras temáticas também.
Como a ONHB tem uma série de características que estimulam o estudante em diversas competências e habilidades, como o trabalho em equipe, o senso de pesquisa, a compreensão de pluralidade das interpretações sobre a realidade e a necessidade da verificação do conhecimento por meio de cruzamento de vestígios, tornando o conhecimento histórico mais prático e mais atrativo, percebemos na nossa pesquisa de especialização que se elaborado um projeto que use a ONHB como recurso para um programa de estudos em História que comece da preparação da ONHB e vá para a sala de aula comum, com o uso de fontes históricas para conduzir as aulas, os resultados são muito positivos: aumento nos níveis cognitivos em História; maior participação dos estudantes nas atividades da escola, principalmente olimpíadas científicas; maior desenvoltura oral nos debates.

ONHB – Como os professores de história da rede pública, principalmente, poderiam utilizar a ONHB para enriquecer as aulas?

Prof. Ridson – O trabalho que realizamos não pode ser visto como uma “receita de bolo”, pois cada professor pode desenvolver estratégias específicas de acordo com a realidade de seus estudantes. No entanto, algumas estratégias são básicas: mobilizar a escola para participar da ONHB. Incentivar os estudantes a estudar por meio de uma competição que envolve o país inteiro e que é baseado na prática de uma ciência que tradicionalmente é teórica muda a perspectiva escolar sobre a disciplina. Cria uma nova cultura escolar sobre História; trazer para a sala de aula a compreensão plural das interpretações históricas e o contato com fontes histórica é fundamental. Os estudantes precisam compreender que o conhecimento histórico é constantemente produzido, e pode ser feito por eles também. Usar o site e as fontes históricas da ONHB para promover uma Educação Histórica é possível; criar um grupo de estudos para se preparar para a ONHB é fundamental, pois o contato se torna mais regular e organizado; cria uma rotina de estudos para História que é fundamental para que o estudante se habitue com o pensar histórico. Além disso, este contato pode sair do espaço escolar e ir pras redes sociais, principalmente nos grupos nestes espaços; na escola pública, que carece de recursos, o importante é desde cedo se preparar para uma eventual fase final, mobilizando a escola para arrecadar recursos, buscar intermédios governamentais para o financiamento. Atualmente nossa escola está vinculada ao governo estadual e federal, por meio do programa “Jovem de Futuro”, que no ano passado financiou nossa ida até Campinas para a fase final, bem como financia outros projetos de outros colegas.

Foto: da esquerda para a direita Adam Valente, Camila Moreira, Ridson de Araújo e Brenda Souza


ONHB inicia contagem regressiva para o encerramento das inscrições

Postado por Assessoria de Comunicação em 21 de julho de 2013

As inscrições para a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil começaram em 1 de maio e terminam no dia 9 de agosto. Podem participar da competição, estudantes regularmente matriculados a partir do 8 ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas e particulares, incluindo a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Lembramos que a participação acontece por equipes, em grupos formados obrigatoriamente por três estudantes e um professor de história como orientador da equipe.
A ONHB acontece em cinco fases online e uma etapa presencial. A primeira fase inicia em 19 de agosto, Dia do Historiador. A grande final será realizada na Universidade Estadual de Campinas, nos dias 19 e 20 de outubro, reunindo participantes de todos os estados brasileiros.
Saiba mais consultando o regulamento .


Dúvidas para fazer a sua inscrição?

Postado por Assessoria de Comunicação em 07 de julho de 2013

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um procedimento de inscrição único, que garante maior segurança da equipe na manutenção de senhas e acesso à sala da equipe durante as fases online.

Como cada membro da equipe precisa ter um cadastro no site para que a inscrição seja efetivada, costuma ser bastante comum surgirem dúvidas durante o período de inscrição.

Não fique preocupado. Em caso de dúvidas, escreva para a Comissão Organizadora utilizando o formulário disponível na aba DÚVIDAS , aqui no site. Basta selecionar o assunto desejado e clicar em enviar. Dentro de pouco tempo, entraremos em contato para esclarecer a sua questão.


Divulgue a Olimpíada para todos os seus amigos

Postado por Assessoria de Comunicação em 06 de julho de 2013

A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe inscrições até 9 de agosto. E agora você pode contar isso para todos os seus amigos, compartilhando a vinheta da ONHB nas suas redes sociais preferidas: Twitter, Facebook, Google +, entre outras. É muito fácil, basta copiar o link do vídeo e sair colando por aí.


Coordenadora da Olimpíada participa de encontro com professores e estudantes do Espírito Santo

Postado por Assessoria de Comunicação em 11 de junho de 2013

Nessa terça e quarta-feira (11 e 12), a Coordenadora da Olimpíada Cristina Meneguello estará em Vitória (ES) a convite da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Secretaria de Estado da Educação para falar com professores da rede pública e estudantes de graduação da universidade sobre a 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Amanhã pela manhã, Cristina estará reunida com os professores da rede pública estadual e, à noite, com estudantes de graduação em história e geografia e de outras licenciaturas da UFES.
Na quarta-feira haverá uma reunião com os estudantes do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da UFES e mais um encontro com representantes da Secretaria de Educação para falar sobre estratégias de divulgação da olimpíada no estado capixaba.


Olimpíada reunirá pesquisadores de cinco universidades para elaborar curso online inédito

Postado por Comissão Organizadora em 25 de maio de 2013

Os organizadores da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) reunirão na próxima semana (27/05), pesquisadores de cinco universidades federais para participarem da elaboração de um curso online, cuja temática será o Ensino de História da África. A formação será oferecida aos professores do ensino fundamental e médio que participarem da olimpíada como orientadores de equipes.

Pela região Centro Oeste, o historiador Giovani José da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Representando a região Nordeste, Maria Thereza Didier, da Universidade Federal de Pernambuco. A região Norte será representada por Aldrin Figueiredo, da Universidade Federal do Pará. Pela região Sudeste, virá o pesquisador Marcelo Mac Cord, da Universidade Federal Fluminense. E representando a região Sul, José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na Unicamp, o curso será elaborado pelos historiadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP), Lucilene Reginaldo, Iara Lis Schiavinatto e José Alves de Freitas Neto. Além de contar com a participação da Coordenação da Olimpíada, representada pelas historiadoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Todos os professores do encontro são especialistas em ensino e/ou História da África.

Poderão participar da formação apenas os professores participantes da 5ª ONHB, que estiverem orientando uma ou mais equipes de estudantes. O curso terá duração de 45 horas e ao final, os participantes receberão certificado online com assinatura digital, emitido pelo IFCH/UNICAMP, atestando o aproveitamento no curso.

Sobre

O curso de formação continuada é uma experiência piloto inédita, que visa responder às demandas apresentadas pelos professores que participaram das edições anteriores da olimpíada. A iniciativa parte do desejo dos organizadores de ampliar o curso de formação já oferecido a um pequeno grupo de professores, após a fase presencial de cada edição da ONHB.


A inscrição na Olimpíada: passo a passo

Postado por Comissão Organizadora em 16 de maio de 2013

A primeira coisa que todo participante precisa saber para realizar a inscrição na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é que cada membro da equipe, estudantes e professor, obrigatoriamente, precisa cadastrar-se no site da competição.

É muito fácil. Na parte superior do site, clique na opção “Login” e depois em “Criar uma conta no site da ONHB”. Apenas uma pessoa deverá dar início ao procedimento de inscrição da equipe.

Cadastrando a equipe

A pessoa responsável pela inscrição da equipe deverá informar o nome e o endereço de e-mail de cada membro, além do nome da equipe, e os dados da escola (nome e endereço).

Cada membro da equipe receberá uma mensagem de confirmação em seus respectivos endereços de e-mail. É preciso abrir a mensagem e confirmar e validar a inscrição, clicando no link enviado.

Somente depois de validado o cadastro dos quatro membros da equipe é que o boleto de pagamento é gerado e poderá ser baixado ou impresso pelo responsável pela inscrição.

A inscrição da equipe é confirmada somente depois de efetuado o pagamento, dentro do prazo estipulado de vencimento.

IMPORTANTE

1. Apenas ao professor é permitido informar o mesmo endereço de e-mail para mais de uma equipe.
2. Depois de cadastrada, a equipe não poderá mudar de nome.
3. Somente a pessoa responsável pela inscrição da equipe é que terá acesso ao boleto de pagamento.

Ainda tem dúvidas sobre a inscrição? Baixe o passo a passo completo


Mensagem de Boas Vindas

Postado por Comissão Organizadora em 30 de abril de 2013

Estimular o conhecimento e o estudo, despertando talentos e aptidões.

Olimpíada Nacional em História do Brasil recebe a partir do dia 01/05/2013, as inscrições para sua 5ª edição.

A primeira fase da competição começa em 19 de agosto. Poderão participar estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, incluindo alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Para orientar a equipe, composta por três estudantes, é obrigatória a participação de um professor de história.

O formulário de inscrição e o boleto para pagamento estarão disponíveis no site da ONHB de 01 de maio até 09 de agosto. A taxa de inscrição é de 21 reais para as equipes de escolas públicas e 45 reais para as equipes das escolas particulares. O valor da inscrição corresponde à inscrição de todos os membros da equipe (incluindo o professor-orientador).

A ONHB premiará escolas, alunos e professores, com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes) – todas as outras equipes participantes da fase presencial receberão medalhas de honra ao mérito – e certificados de participação para todos os inscritos e também para as escolas.

Sobre

A 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas. O evento conta com o apoio do CNPq/MEC/MCT. A última edição, realizada em 2012, contou com mais de 43 mil participantes e reuniu cerca de duas mil pessoas na final presencial, realizada na Unicamp.

A ONHB é desenvolvida pelo Departamento de História da Unicamp e as provas são concebidas e elaboradas por historiadores, professores e pós-graduandos em História da Unicamp. Como proposta, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com temas fundamentais da história nacional e de conhecer de perto as práticas e metodologias utilizadas pelos historiadores.