Comunicado Oficial: 5° Curso de Formação da ONHB

De volta à lista

Em 20/04/17, por Comissão OrganizadoraONHB9

Unión de la descendencia imperial incaica con la Casa reducida. Escuela Cuzqueña (século XVIII). Museo Pedro de Osma, Lima.

=============================================================

Unión de la descendencia imperial incaica con la Casa reducida. Escuela Cuzqueña (século XVIII). Museo Pedro de Osma, Lima.

Prezados(as) Professores(as) Inscritos na 9ª ONHB

Com grande satisfação a Comissão Organizadora da Oitava Olimpíada Nacional em História do Brasil informa que o 5º Curso de Formação para Professores ocorrerá nos meses iniciais de 2018 (março, abril e maio), e será inteiramente dedicado ao tema “História da América Latina” abordando diferentes metodologias para o ensino de história.

Nem sempre o espaço que temos em sala de aula para os debates sobre a América Latina é o mais adequado. Aliás, essa é uma marca dos nossos materiais didáticos, que privilegiam o entendimento da história a partir de conceitos e abordagens político-culturais europeias e acabam deixando de lado experiências e perspectivas locais. Considerando a importância de pensar o Brasil como sujeito latino-americano, a ONHB deseja convidá-lo(a)s a refletir sobre as particularidades históricas desse continente rico, dinâmico e plural, explorando documentos e debates historiográficos que ajudem a questionar e ampliar o conhecimento a respeito dos nossos marcos políticos, culturais e sociais.

A partir do dia 08 de maio de 2017, no seu primeiro acesso à prova da 9ª ONHB no site da olimpíada, estará disponível o botão para a declaração de interesse em participar do curso “História da América Latina”.

Os professores que marcarem a opção “Não quero participar do curso de formação” não poderão mudar posteriormente para o status “Sim, quero participar do curso de formação”. Assim, sugerimos aos professores que não souberem ainda se terão disponibilidade para realizar o curso que marquem a resposta positiva, pois haverá futuramente um período para a confirmação de interesse.

O Curso de Formação é inteiramente gratuito para os professores que marcarem “Sim, quero participar do curso de formação” e confirmarem posteriormente seu interesse. Reforçamos, conforme o item 8.1 do Regulamento da 9ª ONHB que é decisão inteiramente da alçada do professor participar ou não do Curso de Formação. Não existe nenhuma obrigatoriedade em participar do curso. A participação ou a não-participação no curso não incidem de forma alguma no desempenho, pontuação, conteúdo ou andamento das equipes de na 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. São duas atividades (Olimpíada e Curso) distintas e separadas.

Atenciosamente,
Comissão Organizadora

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.