A 9ª ONHB está no ar

De volta à lista

Em 08/05/17, por Comissão OrganizadoraONHB9

⁠⁠⁠Prezados participantes,
Sejam bem-vindos à nona edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil! Nesta mensagem trazemos informações importantes.

É uma alegria para nós ter a sua equipe participando da Olimpíada mais charmosa do país. A ONHB é composta por 5 fases online e uma fase presencial. As fases online são compostas por questões de múltipla escolha e tarefas e a fase presencial por uma prova dissertativa. Nas próximas quatro fases vocês encontrarão questões de múltipla escolha com quatro alternativas e uma tarefa (Fase 1: 10 questões e 1 tarefa; Fase 2: 10 questões e 1 tarefa; Fase 3: 11 questões e 1 tarefa; Fase 4: 11 questões e 1 tarefa). Nessas questões há mais de uma resposta correta, mas cabe a vocês escolher qual alternativa consideram como a mais adequada e selecioná-la. A Fase 5 é uma tarefa.

A prova da ONHB está de “cara nova”. Nosso site foi totalmente remodelado e por isso trazemos uma lista de dicas para o seu acesso:

1) você pode ver quando e quem de sua equipe fez a última alteração e enviou cada uma das questões e tarefas ao lado de cada questão;

2) você pode navegar pela prova utilizando as setas no alto ou pelo menu “ONHB9”;
3) ao fim da página, em “conteúdo adicional”, você encontrará, sempre que possível, documentos de apoio para a questão;
4) você pode deixar a questão em modo rascunho, e, ao decidir enviá-la definitivamente, basta clicar em “entregar a questão”


A Olimpíada não é uma prova temática, mas como em todos os anos anteriores a sua nona edição traz um tema que perpassa várias questões da prova.
Nos últimos tempos, o ensino de história no Brasil viu-se frente a impasses e desafios, que vão desde tentativas de cercear o trabalho dos professores em sala de aula até alterações da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que atingem diretamente a disciplina de História. Entender a história do Brasil (e do mundo) é fundamental na construção da cidadania e na compreensão dos contextos sócio-políticos e econômicos nos quais se desenvolvem as nossas vidas. Como ensinar e aprender história é a paixão de todos os que fazem e participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil, este é o tema escolhido para a ONHB 2017, com questões espalhadas pelas fases e com a atividade da Grande Tarefa da fase 4.
Esperamos que a prova gere muito estudo, muito debate e que enriqueça ainda mais o gosto que nossos participantes têm pelo estudo da história.

Boa prova a todos!

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.