Relembre a ONHB - Questão 25ª da 3ª ONHB

De volta à lista

Em 27/11/18, por Assessoria de ImprensaONHB10

Durante os meses de novembro a janeiro, será realizada a série "Relembre a ONHB - Temporada de férias", em que será possível rever as questões que estiveram presentes nos 10 anos da Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Confira a questão 25 da 3ª ONHB, de 2013:

A imagem apresentada faz referência a uma manifestação popular ocorrida em Florianópolis e conhecida como A Novembrada, quando estudantes arrancaram uma placa de homenagem ao Marechal Floriano Peixoto que havia sido inaugurada pelo Presidente João Batista Figueiredo. A partir dela, selecione a alternativa mais pertinente:

Alternativas

A. O protesto dos estudantes contra o governo militar representado na figura do Presidente da República se inscrevia numa série de movimentos contestatórios que defendiam a redemocratização do país.

B. Embora contasse com cerca de 5 mil manifestantes, a Novembrada foi um movimento que acabou sem enfrentamento com a polícia local e sem prisões.

C. A imagem mostra um grupo de manifestantes segurando uma placa de bronze doada pelo presidente João Batista Figueiredo à Florianópolis em homenagem ao Marechal Floriano Peixoto.

D. A Novembrada ao mesmo tempo critica a homenagem prestada ao “marechal de ferro” e o governo militar a ela contemporâneo, inscrevendo-se como um movimento contestatório no contexto do fim da ditadura militar.

Para conferir o gabarito, clique aqui

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.