Inscrições para curso de formação para professores terminam neste sábado, 14/09

De volta à lista

Em 23/08/19, por Assessoria de ImprensaONHB11

As inscrições para o 6º Curso de Formação para Professores, realizado pela Olímpiada Nacional em História do Brasil (ONHB) em parceria com a Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp), terminam neste sábado, dia 14 de setembro. O curso online tem como tema “A Canção Popular no Ensino de História”.

Sobre o curso

O curso ocorre entre 7 de outubro de 2019 a 10 de janeiro de 2020. É voltado especialmente para graduandos e professores, mas também aberto a demais interessados com Ensino Médio completo.

Elaborado por docentes, pesquisadores, colaboradores e pós-doutorandos do Departamento de História da Unicamp, além de convidados de renome de outras instituições, o curso inclui materiais inéditos, textos e vídeos produzidos para enriquecer a discussão e o trabalho dos professores nas escolas.

O curso está dividido em três módulos. Além das aulas, prevê entrega de tarefas em cada fase e participação em fóruns abertos. A avaliação final é realizada mediante a entrega do “Plano de Aula Comentado Intermediário”, trabalho entregue pelos participantes e que é analisado, comentado pelos tutores do curso e devolvido com sugestões para alterações e acréscimos, sendo reenviado como “Plano de Aula Comentado Final”.

Sobre o tema

Neste ano, o tema “A Canção Popular no Ensino de História” tem como proposta oferecer discussões sobre as relações entre cultura, com foco na canção popular, e a política no Brasil no século XX marcadas por intensas lutas de resistência e profundo conservadorismo. Para isso, traz as manifestações culturais de revolta e as práticas libertárias dos poetas e compositores da música brasileira como importantes formas de expressão política. O objetivo é auxiliar os professores nas possíveis formas de utilizar a canção popular brasileira como documento para o ensino de História do Brasil.

ORIENTAÇÕES SOBRE AS INSCRIÇÕES

Quem pode participar

O projeto faz parte do cronograma da 10ª Olimpíada de História e é disponibilizado gratuitamente a todos os professores que participaram da edição como orientadores das equipes e que realizaram a pré-inscrição, em 2018, declarando interesse em participar do curso. Também podem se inscrever, mediante pagamento de taxa, demais interessados que tenham concluído o Ensino Médio.

Professor orientador da 10ª ONHB. Como se inscrever?

Em sua área de usuário em nosso site da ONHB (aqui), o (a) professor (a) orientador (a) da 10ª edição da Olimpíada de História que declarou interesse em participar do curso de formação não pagará taxa, mas deve, obrigatoriamente, realizar a inscrição no site até dia 14/09/2019. Também é obrigatório o envio dos documentos exigidos também pelo próprio sistema de inscrição.

Demais interessados (as). Como se inscrever?

Para todos os outros casos, é necessário realizar uma inscrição online e um pagamento de taxa (R$ 86,57). Para isso, os interessados (as) poderão acessar nosso site da ONHB (aqui), fazer login ou realizar um cadastro (se não tiver) e acessar o link disponibilizado para encaminhamento ao site da Extecamp (aqui)

IMPORTANTE: é necessário cadastro no site da ONHB e da Extecamp. Também será necessário enviar os documentos exigidos, mas neste caso, os interessados deverão encaminha-los pelos correios.

A participação no curso só será confirmada após envio e análise de documentos

Em ambos os casos, a inscrição será validada após a confirmação que ocorrerá depois da conferência de toda a documentação. O simples cadastro em nosso site, ser professor (a) orientador (a) na 10ª ONHB e ter declarado interesse em participar do curso não configuram uma inscrição. Após envio dos documentos a equipe realizará a conferência e indicará por e-mail se a inscrição está completa ou se há a necessidade de reenvio de algo.

Quais documentos são exigidos?

a) Cópia de RG e CPF;
b) Comprovante de conclusão do Ensino Médio;
c) Termo de compromisso assinado

Como enviar os documentos?

Os professores (as) participantes da ONHB que declaram interesse deverão enviar os documentos pelo sistema no site da Olimpíada. Demais interessados (as) que realizaram a inscrição pela Extecamp deverão encaminhar os documentos pelos Correios.

 

Com informações Assessoria de Imprensa ONHB

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com (e-mail válido somente para atendimento à imprensa. Para contato com a comissão organizadora, enviar e-mail pelo "contato" no site clique aqui)

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.