Inscrições para 12ª Olimpíada de História serão abertas dia 3 de fevereiro

De volta à lista

Em 13/12/19, por Assessoria de ImprensaONHB11

 

 

As inscrições para a 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) ja têm data para começar: dia 03 de fevereiro de 2020, seguindo até dia 24 de abril.

As inscrições poderão ser feitas pelo próprio site da ONHB em campo que será disponibilzado aos interessados. Já o regulamento e calendário ainda serão divulgados pela comissão organizadora, . 

O que é a Olimpíada de História

A Olimpíada de História é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e graduação.

Possui um formato totalmente original voltado para professores e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares.

Em 2019, atingiu número recorde de inscritos, com um total de 18,4 mil equipes cadastradas, o que representa 73 mil participantes de todos os estados brasileiros. O número foi quase 30% maior do que foi registrado em 2018 quando 14,4 mil grupos participaram da competição

Como funciona

A competição conta com seis fases online, além da final presencial realizada na Unicamp, em Campinas-SP. As provas são realizadas durante as etapas – com duração de uma semana cada – pelas equipes formadas por um professor de História e três alunos. 

As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas.

Ao completar as seis fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial na Unicamp, no mês de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa no sábado e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

O principal diferencial da ONHB em relação a outras competições é que ela não exige que os alunos tenham conhecimento do assunto previamente, uma vez que a metodologia permite que a equipe discuta, pesquise e analise as questões entre si, com apoio do professor. Além disso, por meio dos conteúdos e do estudo aprofundado dos temas em História do Brasil, a Olimpíada ajuda a preparar os participantes para vestibulares, concursos e prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), entre outros.
 

Com informações: Assessoria de Imprensa ONHB

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.