Estados do nordeste têm maior número de finalistas na Olimpíada de História

De volta à lista

Em 03/07/17, por Assessoria de ImprensaONHB9

Ao todo, 307 equipes foram convocadas para a grande final. A edição deste ano, contou com 12.028 grupos, um total de 48 mil estudantes inscritos em todos os estados brasileiros.

Os estados do nordeste concentram o maior número de estudantes que participarão da final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada nos dias 19 e 20 de agosto na Unicamp, em Campinas-SP.

Ao todo, 307 equipes foram convocadas para a grande final. A edição deste ano, contou com 12.028 grupos, um total de 48 mil estudantes inscritos em todos os estados brasileiros.

O Ceará é o estado com maior número de finalistas (119 equipes); seguido do Rio Grande do Norte (60 equipes); São Paulo (37 equipes) e Bahia (24 equipes). Somente os três estados nordestinos (Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte) correspondem juntos a 66% do número total de finalistas na competição.

As equipes que seguem agora para a final passaram por cinco fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. As questões de múltipla escolha e realização de tarefas foram respondidas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação do professor. As equipes são compostas por um professor de História e três alunos. A competição é aberta a estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio.

Para a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello, o desempenho do nordeste é histórico na competição. “Acreditamos que isso se deve tanto à cultura de participação das escolas em olimpíadas e atividades extracurriculares nestes estados quanto ao imenso envolvimento de alunos e professores com a ONHB, que se repete a cada ano e se traduz numa enorme quantidade de equipes inscritas"

Final da 9ª edição

A final da 9ª edição da ONHB será realizada nos dias 19 e 20 de agosto. No primeiro dia (sábado), as equipes realizam a prova presencialmente durante a manhã, sem a presença do professor. O resultado é comunicado na manhã de domingo em uma cerimônia onde são distribuídas 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, de acordo com a pontuação. Os demais recebem medalhas de honra ao mérito. 

Sobre a ONHB

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Em 2017, na sua 9ª edição, consolida-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Com uma proposta totalmente inovadora,tem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos, por meio de pesquisa, da busca por informações, textos, imagens e mapas. A participação também permite o envolvimento entre colegas e o professor. Tem apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. 

 

MERO DE EQUIPES FINALISTAS POR ESTADO

AC - 1
AL – 3
AM - 2
AP -1
BA – 24
CE – 119
DF - 1
ES – 4
GO -1
MA - 1
MG – 12
MS – 1
MT – 5
PA – 5
PB -4
PE – 10
PI – 3
PR - 1
RJ – 3
RN – 60
RO -1
RR – 3
RS – 1
SC – 2
SE – 1
SP – 37
TO - 1

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.