ONHB anuncia equipes que estão na final da sua 14ª edição

De volta à lista

Em 16/06/22, por Assessoria de imprensaONHB14

Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) anunciou nesta quinta-feira (16/6) as equipes que estão na final da sua 14ª edição. Ao todo, são 320 grupos. Neste ano, a ONHB teve mais de 73 mil participantes de todos os estados do país, num total de mais de 18 mil equipes inscritas.

A região Nordeste é a que tem maior número de participantes na final. Juntos, eles somam 213 grupos, com destaque para os estados do Ceará, com 83 equipes, Pernambuco, com 46,  Bahia, com 30. Na sequência, estão Rio Grande do Norte, com 28 equipes, Sergipe, com 11, e Paraíba, com 9.  Alagoas, Maranhão e Piauí contam com duas equipes cada, na final. 

Em outras regiões do país, São Paulo é o estado com maior número de finalistas, um total de 41 grupos, seguido de Minas Gerais, com 15.  Confira o mapa abaixo.

As seis fases online da 14ª edição da ONHB encerraram em 11 de junho. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma online. 

Como funciona a Olimpíada de História

Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB é aberta para escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio.

As seis fases online têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova. 

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. 

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo  vestibular. 

ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e da Associação Nacional de História (Anpuh). Conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

Número de equipes por estado na final da 14ª ONHB

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.