Olimpíada de História disponibiliza mais de 200 planos de aula gratuitos

De volta à lista

Em 19/01/18, por Assessoria de Imprensa5º Curso

O site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), disponibiliza gratuitamente para professores e interessados cerca de 200 planos de aula para serem usados com alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Os materiais abordam os temas “História da África”, “História dos Índios”, “Ditadura Civil-Militar” e "Imagens da Sala de Aula". Foram produzidos por professores e graduandos que participaram de quatro edições do Curso de Formação promovido anualmente pela ONHB. Os planos disponíveis fazem parte de uma seleção dos 50 melhores de cada edição, escolhidos por uma banca de professores especialistas de diferentes universidades.

Neste momento, estão abertas inscrições para a 5ª edição do curso, 100% online e que ocorre entre março e maio deste ano. O prazo para se inscrever vai até 18 de fevereiro e o tema será “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais”. (saiba mais aqui)

Os planos de aula são entregues pelos participantes após cumprimento da carga horária curso e sob orientação de tutores – docentes da Unicamp, doutorandos e convidados. Os materiais contêm objetivos da atividade em sala de aula, requisitos, formas de avaliação, além de indicação de bibliografia e conteúdos diversos (vídeos, reportagens, músicas etc.) que podem ser trabalhados com os alunos.

“A Olimpíada de História tem como grande objetivo promover a aprendizagem desta disciplina. Para isso, criamos um curso que dá a oportunidade de capacitação e acesso a novos conhecimentos por parte dos professores e demais interessados. E, ao disponibilizarmos os melhores planos, buscamos contribuir para a prática docente e para as atividades em sala de aula de professores de todo o país”, disse a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

Sobre a 5ª edição

O 5º Curso de Formação ocorrerá entre 1º de março e 10 de maio de 2018. No formato online, inclui materiais inéditos, textos e vídeos produzidos para enriquecer a discussão e o trabalho dos professores em sala de aula, nos ensinos Fundamental e Médio. Tem apoio e participação de historiadores de renome e pesquisadores da Unicamp, além de outros docentes convidados.

Podem participar, mediante pagamento de taxa, professores de história ou de outras áreas e estudantes de graduação, mesmo que não tenham finalizado a formação. Professores orientadores de equipes da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorreu em 2017, participam gratuitamente.

Serviço:

Os planos de aula estão disponíveis no site.

 

Acesso para planos de aula "História dos Índios"

Acesso para planos de aula "Ditadura Civil-Militar"

Acesso para planos de aula "História da África"

Acesso para planos de aula "Imagens em Sala de Aula"

 

Inscrições 5º curso de Formação:

Até 18/02/18

Investimento: R$ 190,00

Inscrições devem ser feitas pelo site. Clique aqui.

Assessoria de Imprensa

Olimpíada Nacional em História do Brasil

Contato: Bruna Mozer

assessoriadeimprensaonhb@gmail.com

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.