Equipe composta por veteranos e novatos é a única do Maranhão na final

De volta à lista

Em 11/08/18, por Assessoria de ImprensaONHB10

Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, alunos e professores de todo o país desembarcarão em Campinas para a grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). E entre as centenas de equipes que passarão o final de semana na Unicamp, dez delas são as únicas representantes de seus estados na final da ONHB. Com exceção do Amapá, todos os demais estados brasileiros terão equipe representante na última fase da competição.

Nós conversamos com esses finalistas para conhecer mais sobre suas histórias e saber como se sentem sendo os únicos de seus estados na final que conta mais de 1,2 mil equipes.

Conheça a história da equipe "HOEV", do Maranhão:

A equipe “HOEV”, composta por veteranos e alunos que participam pela primeira vez da Olimpíada de História, acredita que essa mistura contribuiu para que o grupo chegasse até a final. O estudante Pedro Henrique Barbosa Campos e o professor Gilmary Façanha Martins participam da ONHB pela terceira vez e a empolgação de ambos incentivou os alunos Esthefany de Sousa Borges e Guilherme Lima Reis a se inscreverem.

A equipe é composta pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís/Monte Castelo, localizada na capital maranhense, e a única representante do estado na final da ONHB. O estado do Maranhão começou a competição neste ano com um total de 342 equipes participantes. Confira  a entrevista:

Como foi a decisão de participar da ONHB?

Nossa equipe é formada pela união de pessoas diferentes: de um lado temos o estudante Pedro que está participando pela terceira vez, juntamente com o orientador Gilmary que também é veterano na olimpíada. De outro lado, temos os estudantes Guilherme e Esthefany que, incentivados por amigos, participam pela primeira vez. Essa mistura moldou tanto a equipe HOEV, quanto a determinação que nos guiou diante da oportunidade de adquirir novos conhecimentos e experiências, além de enriquecer nossa amizade.

Como é a escola de vocês?

Estudamos no campus central do Instituto Federal do Maranhão, em São Luís. Nossa escola é uma das maiores do estado e está entre as poucas centenárias. Por esses motivos é peça importante na formação acadêmica dos alunos da cidade como um todo.

O que mais gostaram na ONHB?

O formato da Olimpíada é um de seus grandes diferenciais. A interatividade e a dinâmica nos mantêm sempre animados a pesquisar mais. Além da ampliação de nossa visão sobre História e, acima de tudo, a valorização da disciplina no Brasil que é algo único e essencial para a formação de nós, cidadãos.

Como é estar na final?

Jamais imaginávamos que chegaríamos até a final, mas estávamos cientes que por mais longe que fôssemos, a experiência vivida já teria um peso enorme e gratificante. Desta forma, nos sentimos grandemente honrados e felizes por colher os frutos de nossa dedicação e, principalmente, poder representar o nosso Maranhão nessa Olimpíada.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pela equipe?

Tendo em vista que estávamos no final de um bimestre letivo, com provas a serem feitas e trabalhos a serem concluídos, nossa maior dificuldade foi combinar o tempo de dedicação à olimpíada com o da escola. Vemos agora que o resultado desse combo deu muito certo! A melhor palavra que expressa nosso sentimento é gratidão. Muito obrigado, ONHB, por tudo que nos proporcionou e ainda proporcionará.

Como se sentem vindo para Campinas?

É a primeira vez que viajamos juntos. Os integrantes Pedro, Gilmary e Esthefany já  viajaram outras vezes, separadamente, para fora do estado. Já o Guilherme sairá pela primeira vez do estado nessa viagem a Campinas. Nos sentimos muito felizes e empolgados de ter a oportunidade de ir a Campinas pela primeira vez por meio da ONHB. Sabemos da historicidade que essa região carrega e de sua relevância cultural para o Brasil.

Para elaborar essa reportagem, a comunicação da ONHB enviou as perguntas aos participantes por e-mail. As entrevistas serão publicadas diariamente e por ordem alfabética daquelas equipes que responderam e enviaram as autorizações para as postagens. Acompanhe essa série de entrevistas e conheça mais sobre os finalistas da 10ª Olimpíada de História.

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.