Questões


35ª36ª37ª38ª39ª40ª41ª42ª43ª44ª45ª46ª – Tarefa
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46ª Tarefa

INSTRUÇÕES

Prezados participantes da Olimpíada: a realização de tarefas já se tornou tradicional em nossa Olimpíada. Elas mobilizam as equipes na produção direta de conteúdos e na prática da dissertação, habilidades também fundamentais do ofício do historiador. Temos observado que os resultados tem sido excelentes.

Pedimos muita atenção para a leitura das instruções abaixo: elas são importantes para que as equipes completem com sucesso a Tarefa 4. Em outras palavras, sabemos que nossas instruções são longas, mas garantimos que elas são úteis.

1. A Tarefa:

Nos anos da ditadura civil militar, foi estabelecida a censura no país: revistas deixaram de circular, músicas foram proibidas ou tiveram trechos cortados ou “riscados”, reuniões de associações (grêmios escolares, associações religiosas, sindicatos) não podiam ocorrer.

Em jornais de grande circulação, muitas vezes as reportagens censuradas eram substituídas por fotos ou receitas culinárias – uma forma de indicar que um conteúdo ali havia sido suprimido. A informação não circulava livremente, e publicações independentes eram vistas como ameaças em potencial.

Também nos jornais televisivos, as informações eram selecionadas e filtradas.

Em determinados momentos houve toque de recolher e uma série de proibições interferiram no cotidiano das pessoas e, sobretudo, dos jovens.

Assim, muitas vezes evitava-se falar certos assuntos em público ou mesmo dentro de casa.

Por vezes, a censura era política e por vezes era de ordem moral.

Nesta tarefa, as equipes vão falar sobre a censura ocorrida naquela época a partir de memórias do período.

Sua tarefa é entrevistar uma pessoa que viveu naquela época e produzir um texto baseado nesta entrevista, apoiado por informações históricas.

Uma pessoa que viveu durante os anos de regime militar no Brasil militar (1964-1985) e que tenha memórias claras deste período deve ter nascido na década de 1960 ou antes – e hoje tem mais de 40 anos de idade). Pode ser um parente (pai, mãe, avô, avó, tio ou tia, vizinhos ou conhecidos; pode ser um professor de sua escola; um líder religioso ou político da comunidade onde se vive ou se estuda; etc.. Não existe uma pessoa “mais certa que outra” para ser escolhida para a entrevista, pois a história é composta por todos os seus agentes. Entretanto, alguém que tenha memórias claras da época, que tenha tido certa clareza ou percepção sobre a censura e que esteja disposta a falar sobre isso, é uma escolha que vai brindar as equipes com mais informações interessantes.

Se em sua escola há mais de uma equipe participando desta fase da Olimpíada, procurem entrevistar pessoas diferentes. E lembrem-se: o tema não é diretamente a ditadura ou o regime militar. É sobre a experiência da censura. É evidente que as coisas estão relacionadas, mas atente para ao nome da Tarefa: “Memórias da Censura”.

2. Ajudando as equipes a elaborar seu trabalho

Como fazer a entrevista?

1) Recolha os dados sobre a pessoa: nome, ano em que nasceu e local onde nasceu, e onde a pessoa vivia na época da ditadura civil-militar. Você pode gravar ou anotar. É importante levar um roteiro já pronto da entrevista, mas abrir espaço para que a pessoa fale de coisas que ela for lembrando durante a conversa;

2) Os entrevistadores (a equipe) devem tirar uma foto junto do seu entrevistado. Pode ser uma foto simples, usando máquina digital ou o celular. Lembre-se de pedir autorização por escrito para utilizar esta imagem;

3) Para o sucesso da entrevista, é preciso reservar um tempo, ter calma (não afobar o entrevistado) e estar em um lugar silencioso.

O que perguntar na entrevista? Damos aqui alguns exemplos:

1) Informe-se sobre a atividade que a pessoa exercia naquela época (profissão ou escola); se vivia com os pais, com a família, sozinho ou com amigos, se já tinha a própria família;

2) Informe-se como era o cotidiano desta pessoa quando não estava no trabalho ou na escola. O que fazia para se divertir (cinema, bailes, televisão, clube), o que gostava de ler ou de escutar (rádio, discos); qual era o seu cantor, cantora ou grupo musical preferido?

3) Agora vamos ao cerne da entrevista: quais as memórias esta pessoa entrevistada tem da experiência da censura durante o período da ditadura civil-militar: Ela sabia que havia censura? Ela se lembra de algum episódio que a marcou? O seu cotidiano (ou o cotidiano das pessoas com que ela viva) foi afetado de alguma maneira?

Dica: Se em princípio a pessoa não se lembrar de muita coisa, ajude-a a lembrar, mencionando músicas que não podiam tocar, livros que não podiam ser lidos ou lugares que não se podia frequentar. Estas informações dependem dos conhecimentos históricos da equipe e por isso dissemos que preparar a entrevista antes de realizá-la é necessário. De posse destas informações a equipe vai escrever um texto, selecionando as informações mais importantes, sobre as memórias que a pessoa tem da censura naquela época.

Atenção: a foto da equipe com o entrevistado é obrigatória. Nesta foto não é necessário que esteja presente o professor. Também é obrigatória a transcrição literal de um trecho-chave da entrevista, uma frase ou conjunto de frases que a pessoa disse que a equipe achou interessante (citação literal). Lembre-se: a Tarefa desta fase 4 será corrigida na próxima fase, a Fase 5. Nesta fase, serão computados os pontos das questões e uma pontuação padrão para a entrega (ou não) da Tarefa. Se sua equipe decidir por não enviar a Tarefa, pode até ser aprovada para a 5ª Fase da ONHB com base nos pontos já adquiridos, mas estará seriamente prejudicada na pontuação da Fase 5 .

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Instruções para o preenchimento do Panfleto “Memórias da Censura”

Memórias da Censura (este título já vem pré-determinado por nós)

1. Imagem: você deve escolher uma imagem que ilustre a questão da censura para a equipe: pode ser um desenho, uma foto, uma charge, pode ser daquela época ou atual. A imagem não precisa ser realizada pelos membros da equipe, pode ser obtida na internet ou em livros. Mas também é possível que a equipe resolva “criar” uma imagem para ilustrar o tema. Isso é permitido. O fundamental é que a imagem tem que nos fazer refletir sobre o tema da censura.

Atenção! A imagem será encaixada num espaço pré-definido, que tem a proporção 2:1 – o que comumente chamamos de WIDESCREEN ou formato CINEMA, o que exceder este espaço será cortado. Faça o upload da imagem, quando o upload terminar visualize o folheto e veja como ficou e faça as adaptações necessárias até ficar bom.

2. Legenda da imagem: nesse campo você deve colocar o título da imagem, deve descrevê-la brevemente e indicar o lugar (livro, revista, site etc.) de qual ela foi retirada ou se foi produzida pela equipe. Lembre-se que dar os créditos para a imagem é muito importante.

3. Título do Texto: você deve inserir um título para seu texto. Este título deve ser interessante e chamar a atenção para o tema central de sua entrevista.

4. Texto: essa é a parte principal de sua tarefa, é aqui que sua equipe deverá produzir um texto que conte sobre o processo de entrevista e, principalmente, deve registrar as memórias de seu/sua entrevistado(a). Forneça as informações relevantes sobre o(a) entrevistado(a) (nome, idade, profissão, local em que morava no período da ditadura civil militar, estado civil, outras pessoas que passaram ou dividiram a experiência com ele (pais, irmãos, primos, tios, filhos, avós etc.).

Sugerimos que estas informações estejam distribuídas da seguinte forma:

Parágrafo 1: Quem é o(a) entrevistado(a)? Quais são as informações que você tem sobre ele(a)? (idade, onde vivia no período da censura, qual era sua profissão, o que faz hoje e outras informações relevantes)

Parágrafo 2: Quais são as memórias do(a) entrevistado(a)? Qual a relação e a reação dele(a) ante a censura? Houve algum episódio marcante narrado? Não esqueça de acrescentar um trecho da entrevista que seja representativo das “Memórias da Censura” de seu/sua entrevistado(a) (citação). Contextualize as informações recebidas com informações históricas sobre o período, que podem ser gerais (referir-se ao Brasil de forma geral), ou informações históricas regionais ou locais.

Parágrafo 3: (continuação do anterior mas encaminhando para uma conclusão/fecho)

5. Foto da equipe com o(a) entrevistado(a): carregue a foto que sua equipe tirou com o(a) entrevistado(a).

Atenção! A imagem será encaixada num espaço pré-definido, que tem a proporção 4:3 – que é a proporção mais comum nas câmeras digitais, o que exceder este espaço será cortado. Faça o upload da imagem, quando o upload terminar visualize o folheto e veja como ficou e faça as adaptações necessárias até ficar bom.

6. Legenda da foto: nesse campo você deve colocar o título da foto, descrevê-la brevemente e indicar o nome das pessoas que nela aparecem.

Trilha Sonora (este título já vem pré-determinado por nós)

7. Nome da Canção: aqui a equipe deve colocar o nome de uma canção do período da ditadura civil militar, que seja representativa do tema da tarefa.

8. Compositor(es): coloque aqui o nome(s) do(s) compositor(es) da canção escolhida

9. Ano em que foi composta: coloque aqui a data da composição da música escolhida.

10. Intérprete(s): sugira aqui um intérprete (cantor(a), banda, dupla etc.) que tenha interpretado a canção. Sugerimos que indiquem aquele que para a sua equipe melhor executa a canção.

11. Pequeno trecho da letra desta canção: escolha um trecho da letra da canção, sugerimos que seja o trecho que a equipe considere mais bonito ou marcante da canção. Não é possível carregar vídeos de música. Escreva o trecho da letra.

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Recomendações: Sobre os textos

a. Vocês estão produzindo um texto sobre as memórias do entrevistado, que podem conter muitos aspectos interessantes, tristes ou felizes. É preciso usar uma linguagem clara, correta, que seja informativa e ao mesmo tempo convidativa. O espaço é limitado, por isso atenção ao número de caracteres (o número de caracteres possíveis inclui os espaços entre as palavras).

b. Procurem produzir um texto sem erros de ortografia, de concordância ou de estilo. Não se trata de uma prova de gramática ou de redação, mas seguramente a melhor forma de comunicar uma ideia é com boa escrita. Evitem expressões coloquiais e tenham atenção à pontuação. Seu panfleto será lido por muitos outros participantes da Olimpíada, então, caprichem!

c. Este trabalho deve ser original, ou seja, deve ser realizado pela equipe. Portanto, não copie textos prontos da internet ou de qualquer outra fonte. É evidente que as informações terão que ser consultadas em livros, jornais ou internet, mas consultar e reproduzir informações é diferente de fazer “copia e cola”. A Comissão Organizadora da Olimpíada vai analisar com rigor cada caso que for apontado pelos participantes como tendo sido de pura e simples “cópia” de texto. Mais uma vez: copiar algumas informações, desde que seja dada a origem do texto (a fonte) é permitido; assim como fazer citações, desde que corretamente identificadas.

d. Trata-se de um texto que deve, obrigatoriamente, trazer um trecho da entrevista, uma transcrição literal de algo dito por seu entrevistado, assim coloque esse trecho entre aspas e indique que é a fala do entrevistado. Isso deixa mais claro qual parte do texto é de sua equipe e qual pertence ao seu entrevistado.

Recomendações sobre as imagens:

Duas imagens serão enviadas: uma seve ser representativa do período indicado na tarefa e uma é a foto da equipe com o entrevistado.
Características da foto: A foto deve ser digital. Os dados de resolução da imagem estão descritos no item “Imagens”. Se a equipe não tiver máquina fotográfica, pode emprestar de alguém ou fotografar usando um telefone celular.

A imagem deve ter tamanho máximo de 1 Mb e resolução máxima de 1500 pixels por 1500 pixels. Para reduzir a imagem na hora do envio, você pode utilizar um editor de imagens como o Picasa, o GIMP, o Paint.net, ou um serviço de diminuir fotos, como o Reduz Foto ou outro de sua preferência.
Sugerimos ainda: http://www.scrapee.net/redimensionar-fotos.htm
e: http://picasion.com/pt/resize-image/

Recomendações sobre a visualização:

Você pode visualizar a tarefa de sua equipe sempre que quiser. A cada visualização o sistema avisa que ela será salva em rascunho.

Atenção: quando não preenchido um campo ele aparecerá na visualização com tarjas pretas, basta inserir seu texto ou parte dele para que as tarjas desapareçam.

Aproveite esse recurso para revisar seu texto e verificar se as imagens estão ajustadas aos padrões indicados.

Atenção! Ao clicar em “Salvar texto”, a reportagem ficará salva em Modo Rascunho. A equipe ainda poderá fazer alterações antes do envio definitivo da Tarefa, que ocorre apenas quando a equipe clicar em ‘Concluir tarefa’.

O envio definitivo da Tarefa ocorre apenas quando a equipe clicar em “Concluir Tarefa”. Após clicar em “Concluir Tarefa” nenhuma alteração poderá ser feita. Por isso só clique em “Concluir Tarefa” após haver preenchido todas as reportagens.

Mãos à obra e bom TRABALHO!


 

Comentário

Mais uma vez a Fase 4 da Olimpíada Nacional em História do Brasil trouxe como tarefa a realização de um texto que cotejasse resultados obtidos em uma entrevista. Nessa edição temos como tema que perpassa a prova os 50 anos do Golpe Militar e a Ditadura Civil Militar e dentro das múltiplas possibilidades de desenvolvimento de uma tarefa nesse campo a Equipe Elaboradora propôs uma volta ao passado a partir das “Memórias da Censura”. A proposta era a de que cada equipe realizasse uma entrevista com uma pessoa que tenha vivido o período indicado, com o objetivo de, a partir desses relatos, produzir um texto. Aqui a expectativa era a de que as equipes tivessem contato com as múltiplas memórias sobre um período em que foi estabelecida a censura no país. Ainda segundo a nossa expectativa, não havia a pessoa mais certa, mais apropriada para a entrevista. Todos os que viveram o período têm suas próprias memórias dadas pela relação que cada um estabelecia com questões políticas, artísticas, sociais etc. Reforçamos ainda, que a censura foi sentida de formas diversas em nosso país, mas que as lembranças das pessoas persistem de acordo com o que viram e viveram, e que todas essas memórias [de militantes, exilados, militares, civis, pessoas que não sentiram a censura etc.] podem ser igualmente importantes, na medida em que se apresentam como indícios que nos ajudam a entender o mesmo processo histórico a partir de focos diferentes.

Tínhamos dois objetivos principais: proporcionar a experiência da entrevista, sempre enriquecedora e reveladora do ponto de vista da metodologia do historiador de tempos recentes; e mostrar aos participantes que, muitas vezes, pessoas muito próximas de nós tem relatos importantes, tocantes, intensos que nos podem ensinar um novo olhar sobre o nosso passado, ou nos fazer ver coisas que nem imaginávamos ser possíveis. A visão tradicional e superada de que a Ditadura Militar atingiu algumas regiões do país em detrimento de outras mostra-se assim a-histórica ou muito presa aos defeitos dos próprios livros didáticos. Os eventos históricos de um país atingem a sua população como um todo, ainda que sob diferentes perspectivas.

É importante lembrar mais uma vez que nessa fase a tarefa não foi avaliada em seu conteúdo e, portanto, apenas o envio ou não contava pontos para a equipe. A avaliação de cada tarefa ocorre na Fase 5.