Tarefa da 4ª Fase, por equipe "Edgar Carone"
464 alunos / REGISTRO, SP
O Câmpus de Registro do Instituto Federal de São Paulo iniciou suas atividades em 2012, e, desde então, tenta manter a qualidade de ensino que fez da instituição uma das mais renomadas escolas do pais. É motivo de orgulho pertencer ao IFSP-Registro e todos os que entrevistamos para a realização desta tarefa concordam conosco. Por isso mesmo, muitos foram os aspectos positivos apontados, tornando-se difícil destacar apenas um.
Usamos então o critério quantitativo e o elemento mais citado foi o corpo docente. Nossos professores são nossa maior riqueza, importantes para o nosso aprendizado, mostram-se comprometidos com a formação integral de seus alunos dando boas aulas, desenvolvendo projetos de iniciação científica e extensão, preparando-nos para os vestibulares e para a vida profissional.
Apesar da qualidade de ensino oferecida pelo IFSP-Registro, ainda há muito a melhorar, como mostram as respostas dos entrevistados. Entre os aspectos negativos mencionados, encontramos a falta de espaço para as atividades esportivas, a ausência de laboratórios para as aulas de ciências, a falta de refeitório e de gabinetes para os professores.
Todavia, o maior motivo de reclamação foi o acesso ao câmpus por sua localização distante do centro da cidade e pouca oferta de serviço de transporte.
“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade”. Essas palavras de Walt Disney cabem muito bem nesta tarefa.
Sabemos que nossa escola é um lugar diferenciado da maioria das instituições de ensino do Brasil: apresenta boas condições de aprendizagem e trabalho, como demonstram os dados coletados entre colegas, docentes e funcionários. E nenhum país pode se desenvolver se não investir na educação!
Mesmo que algumas conquistas não dependam diretamente dos estudantes, como a aprovação de recursos para a construção de refeitório, quadra poliesportiva, laboratórios, outras podem sim ser alcançadas se nos unirmos e lutarmos por elas.
Uma boa escola depende principalmente da determinação dos professores e estudantes em fazerem um bom trabalho. Assim, acreditamos que docentes e alunos devem se aproximar, dialogar e sonhar em mudanças positivas, que melhorem o aprendizado. Reuniões periódicas para definir objetivos e atividades pode ser um bom começo!
Um sonho que deve ser compartilhado para virar realidade!
Alex Mesczezen Drominiski, Alessa Coelho Lauriano & Fernando Gonçalves Júlio, com a orientação de Maria de Fátima das Neves Moreira