Tarefa da 4ª Fase, por equipe "Edgar Carone"

Minha escola Escola minha

Lugar de Aprender e Fazer História!

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

464 alunos / REGISTRO, SP

Alguns aspectos positivos…

O Câmpus de Registro do Instituto Federal de São Paulo iniciou suas atividades em 2012, e, desde então, tenta manter a qualidade de ensino que fez da instituição uma das mais renomadas escolas do pais. É motivo de orgulho pertencer ao IFSP-Registro e todos os que entrevistamos para a realização desta tarefa concordam conosco. Por isso mesmo, muitos foram os aspectos positivos apontados, tornando-se difícil destacar apenas um.

Usamos então o critério quantitativo e o elemento mais citado foi o corpo docente. Nossos professores são nossa maior riqueza, importantes para o nosso aprendizado, mostram-se comprometidos com a formação integral de seus alunos dando boas aulas, desenvolvendo projetos de iniciação científica e extensão, preparando-nos para os vestibulares e para a vida profissional.

…e outros nem tanto!

Apesar da qualidade de ensino oferecida pelo IFSP-Registro, ainda há muito a melhorar, como mostram as respostas dos entrevistados. Entre os aspectos negativos mencionados, encontramos a falta de espaço para as atividades esportivas, a ausência de laboratórios para as aulas de ciências, a falta de refeitório e de gabinetes para os professores.

Todavia, o maior motivo de reclamação foi o acesso ao câmpus por sua localização distante do centro da cidade e pouca oferta de serviço de transporte.

Sobre os trabalhadores da escola

Função:
Administrativo
47.4%
Docente
52.6%
Manutenção
0%
Gênero:
Feminino
39.5%
Masculino
60.5%
Não declarado
0%
Faixa etária:
Até 30 anos
31.6%
De 31 a 50 anos
60.5%
Mais de 50 anos
7.9%
Tempo de serviço:
Até 5 anos
100%
De 6 a 10 anos
0%
Mais de 10 anos
0%

Um sonho para a minha escola

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade”. Essas palavras de Walt Disney cabem muito bem nesta tarefa.

Sabemos que nossa escola é um lugar diferenciado da maioria das instituições de ensino do Brasil: apresenta boas condições de aprendizagem e trabalho, como demonstram os dados coletados entre colegas, docentes e funcionários. E nenhum país pode se desenvolver se não investir na educação!

Mesmo que algumas conquistas não dependam diretamente dos estudantes, como a aprovação de recursos para a construção de refeitório, quadra poliesportiva, laboratórios, outras podem sim ser alcançadas se nos unirmos e lutarmos por elas.

Uma boa escola depende principalmente da determinação dos professores e estudantes em fazerem um bom trabalho. Assim, acreditamos que docentes e alunos devem se aproximar, dialogar e sonhar em mudanças positivas, que melhorem o aprendizado. Reuniões periódicas para definir objetivos e atividades pode ser um bom começo!

Um sonho que deve ser compartilhado para virar realidade!

Equipe Edgar Carone

Alex Mesczezen Drominiski, Alessa Coelho Lauriano & Fernando Gonçalves Júlio, com a orientação de Maria de Fátima das Neves Moreira

Login alterado

O usuário logado na sessão atual foi alterado em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.

Login alterado

A equipe logada na sessão atual foi alterada em outra aba ou janela. É necessário atualizar a página.