Tarefa da 4ª Fase, por equipe "Ameaça Mecânica"
906 alunos / Formiga, MG
Um dos principais fatores que levam à escolha de se estudar no IFMG-Campus Formiga é a qualidade do ensino garantida por um corpo docente com excelentes qualificações na área técnica e propedêutica. Durante as aulas e nas atividades extraclasse, é realizado um estudo aprofundado das matérias vistas no ano letivo. Além disso, há o oferecimento de monitorias em algumas disciplinas, um diferencial para aqueles alunos que sentem mais dificuldades. Também é importante destacar que aqui há a integração do ensino médio com o curso técnico, o que contribui para um currículo diferenciado. Combinado ao interesse e dedicação dos alunos dessa instituição, esses detalhes fazem toda a diferença no processo de ensino-aprendizagem que é prazeroso e extremamente valorizado.
Apesar dos diversos pontos positivos de se estudar no IFMG-Campus Formiga, há alguns problemas difíceis de serem ignorados, como a pesada carga horária, a burocracia que atrapalha a contratação de novos professores e graves problemas com a estrutura física do campus. A falta de um restaurante universitário e de uma quadra esportiva são pontos criticados por todos, assim como a ausência de um transporte público que atenda à demanda dos alunos.
Uma proposta para melhorar a experiência de estudo no campus Formiga é a reformulação do horário de aula de forma que seja possível se envolver com atividades extracurriculares e poder se dedicar aos trabalhos propostos pelos professores, além de se ter um tempo para cuidar de problemas pessoais. Também é necessária a construção do restaurante universitário, que irá ajudar significativamente àqueles que nem sempre conseguem pagar pelo almoço, minimizando a necessidade de deslocamento dos alunos durante esse o horário. Outrossim, a contratação de professores, assim como espaços para descanso e lazer dentro do campus, também são desejados. Outro ponto fundamental é a ampliação da biblioteca para facilitar pesquisas e suprir as necessidades literárias dos alunos e a construção de uma quadra para facilitar a realização de atividades esportivas.
Saulo Souza, Weverton Rodrigues & Marcélia Almeida Silva, com a orientação de Flávia Preto de Godoy Oliveira