Conheça a história da única equipe de Tocantins na final da ONHB

De volta à lista

Em 16/08/18, por Assessoria de ImprensaONHB10

Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, alunos e professores de todo o país desembarcarão em Campinas para a grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). E entre as centenas de equipes que passarão o final de semana na Unicamp, dez delas são as únicas representantes de seus estados na final da ONHB. Com exceção do Amapá, todos os demais estados brasileiros terão equipe representante na última fase da competição.

Nós conversamos com esses finalistas para conhecer mais sobre suas histórias e saber como se sentem sendo os únicos de seus estados na final que conta mais de 1,2 mil equipes.

Confira a história da equipe "The Tudors", de Tocantins:

A união neste ano das alunas Fernanda Sales Meyer, Nathália Carvalho Castro e Fernanda Hofmann deu sorte e o grupo “The Tudors” chegou à final da ONHB pela primeira vez. É que em 2017, participando em equipes diferentes, as alunas chegaram só até a 4ª fase. A equipe, que conta também com o professor Pedro Rogério é a única do Tocantins na final da ONHB.

Os participantes são do Colégio Interação – Vozes Ativas, localizado em Palmas, capital do estado. Neste ano, Tocantins contou com 129 equipes inscritas na competição. Confira:

Como foi a decisão de participar da ONHB?

Somos veteranas. Esta é a segunda vez que participamos, porém é a primeira que vez juntas, dado que ano passado, as “Fernandas” estavam em um grupo e Nathalia estava em outro. Ano passado, ambas as equipes conseguiram chegar à quarta fase, mas não conseguiram passar adiante, o que nos deu apenas coragem para darmos nosso melhor nesta edição.  A vontade de participar da Olimpíada veio do amor de cada um por História do Brasil. Incentivamos o Colégio a participar pela primeira vez ano passado e começamos essa tradição que vem se tornando maior a cada ano que passa.

Como é a escola de vocês?

Nossa escola particular é pequena, mas com alma de grande! São três unidades diferentes, o que torna cada uma delas bem aconchegante. No entanto, como duas estão localizadas no shopping, a ideia é que ela é maior do que realmente é. O ensino é de boa qualidade e a boa estrutura compensam cada metro quadrado.

O que mais gostaram na ONHB?

É unânime que nossa parte favorita da ONHB são as questões, que nos deram a oportunidade de usar nossa capacidade lógica e poder dedutivo ao extremo, desbancando o senso comum de que História é só "decoreba". Sentarmos juntas para quebrar a cabeça com as questões foi, embora cansativo, um desafio incrível. A prova nos faz refletir sobre o quanto o Brasil mudou nos últimos cinco séculos, porém como algumas coisas que já deveriam ter sido extinguidas ainda são comuns em nosso cotidiano.

 Como é estar na final?

Para nós, estar na final traz o sentimento de dever cumprido mesclado com entusiasmo. Faz com que tenham valido a pena as “noites do pijama” não planejadas, ficar na escola até tarde e o frio na barriga ao ver o "Entregar a questão" se tornar "Questão entregue". Chegar até aqui é uma grande vitória para nós.

Quais foram as principais dificuldades enfrentadas pela equipe?

A quantidade de decisões que precisávamos tomar em curto prazo. Uma semana parece passar como um trem-bala quando temos que sentar juntas e debater questões que parecem até ser impossíveis de ter um gabarito. Entretanto, fazendo o trabalho em conjunto conseguimos superar essas adversidades, respondendo cada questão vagarosamente.

Como se sentem vindo a Campinas?

Todos nós já viajamos e saímos do estado, mas será nossa primeira vez em Campinas! Estamos muito ansiosos para turistar pela cidade e, finalmente, conhecer a Unicamp. Agradecemos a comissão organizadora da ONHB por nos proporcionar uma edição tão rica, que nos fez refletir bastante. Nos sentimos honrados em poder participar da final representando nosso Tocantins e daremos nosso melhor!

Para elaborar essa reportagem, a comunicação da ONHB enviou as perguntas aos participantes por e-mail. As entrevistas serão publicadas diariamente e por ordem alfabética daquelas equipes que responderam e enviaram as autorizações para as postagens. Acompanhe essa série de entrevistas e conheça mais sobre os finalistas da 10ª Olimpíada de História. 

 

Equipe "The Tudors". Foto: arquivo pessoal

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.