Palestra da final da ONHB será ministrada pelo professor Fernando Penna

De volta à lista

Em 17/08/18, por Assessoria de ImprensaONHB10

O professor Fernando Penna, um dos criadores do coletivo “Professores Contra o Escola Sem Partido”, é o palestrante confirmado para a final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil que ocorre neste final de semana (18 e 19 de agosto) na Unicamp.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Penna vai abordar o impacto do movimento “Escola Sem Partido” na educação e como os professores podem se posicionar diante deste contexto.

A palestra será realizada no sábado (18), às 9h, no Auditório Ginásio Multidisciplinar – CDC (Centro de Convenções) da universidade e será destinada aos professores orientadores das equipes finalistas enquanto os alunos realizam a prova.

Penna é também coordenador do Movimento Educação Democrática e um dos criadores do site e página do Facebook “Professores Contra o Escola Sem Partido”. Nos últimos anos tem realizado palestras em todo o Brasil sobre esses temas.

Para ele, a articulação em rede tem dado mais segurança para que os professores possam exercer plenamente a sua profissão. “Quando os professores não participam de nenhum movimento, acabam se autocensurando e deixam de trabalhar temáticas que são importantes por medo das consequências que estão expostos como ameaças, processos judiciais”, afirma Penna.

Na palestra, os participantes terão a oportunidade de discutir situações cotidianas como interferência de pais nos conteúdos pedagógicos, além de debaterem ações importantes para fortalecimento do papel dos docentes na formação dos alunos. “Quando parte de um grupo articulado, os professores tendem a resistir de forma mais consistente para continuarem exercendo seu papel dentro da sua formação. Esses movimentos antidemocráticos são só um ataque aos professores, mas também ao ensino de História”, explica. 

A palestra faz parte do cronograma da final da ONHB. Cerca de 1,2 mil estudantes de todo o Brasil desembarcam em Campinas neste final de semana para a competição. No sábado, as 311 equipes realizarão uma prova dissertativa. Neste momento, professores participação da palestra. A  cerimônia de premiação será realizada  no domingo com entrega de 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze, além de medalhas de honra ao mérito. 

Com informações Assessoria de Imprensa ONHB

Professor Fernando Penna. Foto: divulgação

Site desenhado, construído e cuidadosamente mantido pela Preface.